segunda-feira, setembro 25, 2006

Austrália derrota a Lusofonia
- Mascarenhas diz não a Timor

O ex-Presidente cabo-verdiano António Mascarenhas Monteiro acaba de anunciar que já não vai para Timor-Leste. Monteiro decidiu declinar o convite que lhe foi feito por Kofi Annan para ser seu representante especial e chefiar a missão da ONU em Díli. Por trás dessa recusa, estão «reservas» por parte de alguns dos implicados no processo timorense.

Embora não tenha sido dito textualmente de onde terão surgido as «reservas», facilmente se conclui que elas partem da Austrália, uma potência que tem dado as cartas e viciado o jogo quando muito bem entende.

Camberra mantém neste momento vários efectivos no terreno para manter a paz e a segurança em Díli. Não será certamente do seu agrado submeter os seus efectivos ao comando de um lusófono, no caso, António Mascarenhas Monteiro.

Isto para não falar dos interesses económicos em jogo: Timor-Leste poderá transformar-se nos próximos anos num grande produtor de petróleo e gás natural.

E, enquanto isso, a CPLP vai pensar se pensa que deve pensar numa eventual reacção.

Assim vai a Lusofonia a caminho do fim…

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Só o soube à bocado. E como escrevo no Pululu, e ainda o desafio vai nos príncípios porque quando chegar aos finalmente... Austrália 1 - CPLP 0
Como a derrota vai ser copiosa para a Lusofonia.
Penso que a melhor solução para evitar essa afronta será os jogadores começarem a procurar cartões vermelhos (ou encarnados, é o mesmo) e fazerem-se de lesionados...
Kandando
Eugénio Almeida