quarta-feira, setembro 13, 2006

BAD reforça aposta nos PALOP

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai reforçar a sua presença nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para aumentar a "eficiência" do apoio concedido, afirmou hoje o presidente da instituição financeira de apoio ao desenvolvimento.

Donald Kaberuka (foto) adiantou que o BAD vai abrir uma delegação em Luanda no terceiro trimestre de 2007 e prepara o alargamento das competências da que já existe em Maputo, país com o qual o banco tem comprometido um apoio de 250 milhões de dólares (197 milhões de euros) nos próximos dois anos.

Maputo, segundo disse fonte oficial do BAD, vai coordenar todas as actividades do BAD na região da África Austral, tornando-se na maior delegação regional.

"Estamos a ter alguns problemas e temos de fazer mais para melhorar a eficácia das nossas operações" nos países da África lusófona, afirmou Kaberuka, em declarações à margem da visita que efectuou a Lisboa, durante a qual esteve reunido com empresários e os ministros das Finanças e Negócios Estrangeiros.

Estes "problemas", referiu, dizem respeito às "condições acordadas", nomeadamente em termos de prazos e desembolso de verbas, que muitas vezes não são cumpridos, afirmou Kaberuka.


Sem comentários: