sexta-feira, setembro 15, 2006

Estado desconhece salário e cargos
de 30 mil funcionários públicos. Boa!

O Estado (português, é claro!) desconhece o salário de 26.897 dos seus funcionários e a relação jurídica de emprego de outros 30.636, segundo a informação extraída da base de dados da Administração Pública, a que o “Diário Económico” teve acesso. O documento concluiu que existem 558.813 funcionários públicos, mas desconhece a ocupação e a remuneração de cerca de 30 mil trabalhadores, por falta de informação dos serviços.

O mesmo argumento é apontado para o desconhecimento das habilitações literárias de 12.149 dos seus funcionários.

Os dados oficiais apontam para que mais de 408 mil tenham sido contratados por nomeação através de concurso, 30.748 foi por contrato individual de trabalho e mais de 42 mil estão a contrato a termo.

A grande maioria dos funcionários – mais de 340 mil – aufere salários entre os 500 e os dois mil euros e cerca de 140 mil têm ordenados entre os dois mil e os seis mil euros. Há ainda 636 pessoas na administração central com salários acima de seis mil.

Quanto às habilitações literárias, o documento aponta para a existência de 200 mil trabalhadores com licenciatura e 39 mil com bacharelato. Apenas 11 mil possuem mestrado e 9500 doutoramento.

A actualização da base de dados da Administração Pública devia estar concluída em Abril deste ano, mas o Ministério das Finanças deu mais um mês para a finalização dos trabalhos, tendo em conta a fraca adesão dos serviços na prestação da informação.

Por este motivo, a direcção-geral da Administração Pública emitiu uma nota interna onde adiava também a aplicação das penalizações previstas, que consistiam em cortes de dez por cento nos orçamentos de cada organismo que tivesse falhado a informação.

Sem comentários: