quarta-feira, setembro 27, 2006

A luz regressou 23 anos depois a Galanga

A vila de Galanga, a cerca de 100 quilómetros da capital provincial do Huambo, no planalto central da minha amada Angola, voltou a ser abastecida com energia eléctrica, depois de... 23 anos sem luz.

O fornecimento de energia eléctrica é assegurado por um gerador de 100 KVA, que permite assegurar a iluminação pública e o abastecimento de cerca de duas centenas de casas.

O gerador, inaugurado pelo governador provincial do Huambo, Paulo Kassoma, representou um investimento de cerca de 190 mil dólares, suportado pelo governo local. Na intervenção que proferiu na cerimónia de inauguração, o governador provincial alertou para a necessidade de ser assegurada a manutenção do gerador, para que a população local possa continuar a beneficiar do fornecimento de energia eléctrica.

"Estamos a fazer tudo o que é possível para fornecer electricidade a todas as localidades, mas isso só será possível se os serviços de energia colaborarem no acompanhamento dos sistemas geradores e distribuidores de electricidade", afirmou.

Por seu lado, o director provincial de Energia e Águas, Adolfo Elias, disse que vai ser ministrado um curso de formação para permitir que cada localidade possa contar com três pessoas especializadas na manutenção dos geradores.

A vila de Galanga foi uma das mais atingidas pelo conflito armado em Angola, que destruiu a maior parte dos edifícios e explorações agrícolas, assim como os sistemas de fornecimento de energia e de captação e abastecimento de água à população.

No quadro do Programa de Melhoria dos Serviços Básicos à População, lançado pelo governo angolano, estão em curso os trabalhos de reabilitação da rede de abastecimento de água, que deverão estar concluídos em Dezembro. Este projecto, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), inclui a reabilitação das condutas, a construção de chafarizes públicos e a ligação da rede a instalações públicas e a residências particulares.

Sem comentários: