quarta-feira, setembro 06, 2006

Más notícias da frente africana

O Banco Mundial divulgou hoje uma hierarquia de 175 países em função da facilidade de realização de negócios, em que o Brasil aparece como o país lusófono melhor classificado, depois de Portugal. Timor-Leste é o pior. Cabo Verde mantém a 125ª posição, ficando entre a Croácia, acima, e as Filipinas. Todos os outros países de língua portuguesa situam-se abaixo da 127ª posição ocupada pela Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza).

Moçambique, por exemplo, que perdeu três lugares em relação á edição anterior, surge no 140º lugar. Os restantes integram o grupo dos 20 últimos, com Angola a surgir em 156º, uma descida de um lugar, e São Tomé e Príncipe em 169º, uma baixa de duas posições. A Guiné-Bissau mantém-se como o antepenúltimo país da hierarquia (173º).

Como se não bastassem estas (más) notícias para estragar o meu (crónico) optimismo, Angola é o País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com a taxa de mortalidade infantil mais elevada, atingindo 133 crianças por cada mil. A taxa de mortalidade infantil na Guiné-Bissau é de 114 por cada mil, enquanto Moçambique apresenta o valor mais baixo (94).

Mas o que são estas notícias comparadas com aquela que nos diz que edição de 2010 da Taça das Nações Africanas (CAN) vai ser disputada em Angola?

Sem comentários: