sábado, setembro 02, 2006

Russos regressam a Angola
... sem nunca de lá terem saído

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, afirmou hoje o empenho do seu país em participar no processo de reconstrução angolano, destacando o papel que pode desempenhar o banco de capitais russos que vai abrir em Angola. Boas notícias? Sim, para Moscovo. Sem nunca terem deixado de lá estar, os russos voltam agora com uma nova "máscara"... a bem dos angolanos, dirá (pois claro!) Putin e Cª.

"Vamos participar na elaboração de planos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da economia angolana", afirmou, em Luanda, o chefe da diplomacia russa, acrescentando que o seu país é um "parceiro económico efectivo" de Angola.

É sim senhor. Quem não se recorda?

Nesse sentido, salientou existir um entendimento para acelerar o processo que culminará com a assinatura de "um acordo para a defesa e a promoção de investimentos russos na economia angolana".

Defesa e promoção similar à dos (bons) velhos tempos soviéticos... só que com novo cenário embora, creio, com velhos actores.

Serguei Lavrov falava aos jornalistas no final de uma audiência com o vitalício presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que encerrou a curta visita que hoje efectuou à capital angolana. Na audiência, que se prolongou por cerca de uma hora, Serguei Lavrov entregou a José Eduardo dos Santos uma mensagem do seu homólogo russo, Vladimir Putin, cujo conteúdo não foi divulgado.

Não foi divulgado, nem precisava. O MPLA, que não Angola e muito menos os angolanos, tem de pagar velhas contas ao fiel amigo russo.

Antes da deslocação ao Palácio Presidencial da Cidade Alta, o chefe da diplomacia russa visitou as instalações onde vai funcionar o VTB, instituição bancária de direito angolano e capitais russos que está a preparar o início da sua actividade.

Nas declarações que proferiu na altura, Serguei Lavrov frisou a importâ ncia que este banco poderá desempenhar na promoção dos investimentos russos em Angola.

"Este banco vai contribuir para o fluxo de capitais e de projectos russos", afirmou, recordando que o VTB "é a primeira estrutura financeira criada em África com a participação de capital russo".

Para Serguei Lavrov, o novo banco "promoverá a cooperação entre empresários de Angola e da Rússia, atrairá empresários russos e prestará serviços financeiros importantes". Disso ninguém tenha dúvidas.

No mesmo sentido, o ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, João Miranda, considerou que a deslocação do seu homólogo russo às futuras instalações do banco "é um sinal de que a Rússia está determinada a aprofundar a cooperação com Angola". Pudera!

O VTB-África, que visa o financiamento de projectos de grande dimensão em Angola e no continente africano, arrancará com um capital de 10 milhões de dólares, dos quais 66 por cento pertencem ao Banco de Comércio Externo da Rússia e os restantes 34 por cento são assumidos por empresários angolanos.

Empresários angolanos? Sim, certamente. Mas, com mais rigor, empresários do MPLA.

Sem comentários: