segunda-feira, outubro 30, 2006

Bissau põe o dedo na ferida da CPLP

Às vezes (também mal fora!) o governo da Guiné-Bissau tem razão. Foi isso que se passou quando defendeu que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem de ser "mais pragmática" a nível da Cultura. É claro que além da Cultura há muito mais. Há, digamos, quase tudo.

Em declarações aos jornalistas, no final dos trabalhos da V Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, o ministro da Cultura da Guiné Bissau, Mário Martins, adiantou que, no passado, grande parte dos projectos ficaram "aquém do desejado".

É exactamente isso que eu, bem como muitos outros entre os quais é da mais elementar justiça salientar Eugénio Costa Almeida, tenho dito ao longo dos tempos.

"Na reunião de Bissau, chegou-se a um ponto mais concreto: criar, no Brasil, um secretariado que possa dar seguimento aos projectos em curso e a desenvolver", sublinhou o governante guineense, considerando "positivo" o balanço dos trabalhos de Bissau.

"Queremos que esta comunidade seja mais pragmática. De uma forma geral, todas as decisões que têm sido tomadas nas últimas reuniões têm ficado aquém do desejado", acrescentou Mário Martins. O governante guineense, anfitrião do evento, lembrou as "grandes dificuldades" quer logísticas quer financeiras para preparar a reunião de Bissau e agradeceu o reconhecimento dos restantes participantes em relação à organização da reunião.

Bissau, à semelhança da VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Julho, acolheu no fim-de-semana a V Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, em que estiveram presentes seis dos oito Estados membros da organização lusófona.

Além da Guiné-Bissau, através do secretário de Estado da Cultura, Portugal, Angola e Moçambique enviaram a Bissau os ministros, enquanto Brasil e Cabo Verde enviaram representações e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste não marcaram presença.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Cultura, isso dá pão? ou votos? ou domínio na organização?
Parece-me que não é preciso mais comentários.
kdd
Ea