segunda-feira, outubro 02, 2006

CPLP “embrulhou” o site com papel de qualidade

O site da CPLP (www.cplp.org) está mais bonito. O seu a seu dono. O embrulho está mais atraente. Faz-me lembrar aquele tipo de gente, supostamente importante, que compra a prenda nos chineses e a manda embrulhar com papel de uma loja da moda.

Seja como for, a CPLP está a somar pontos. Para muitos só os olhos é que comem e, para esses, as cores e a apresentação valem tudo. Numa sociedade de aparências, o site mostra que está no caminho certo. Aparenta ser dinâmico, mas não é. Aparenta ser actual, mas não é. Aparenta ser um instrumento ao serviço da Lusofonia, mas não é.

Um dos princípios da CPLP é o «primado da paz, da democracia, do estado de direito, dos direitos humanos e da justiça social». Será por isso que não fala da situação angolana, timorense ou guineense?

Um dos objectivos da CPLP é «a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa». Será por isso que nos links que o seu site sugere não figura um único dos muitos órgãos de comunicação social que na Internet informam sobre a Lusofonia?

Como não gosto de comer gato por lebre (o que não é garantia de que nunca tenha comido), permito-me perguntar à CPLP (ou a quem, para além de mim, a sustenta) se na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa não se passou nada de relevante depois de 21 de Setembro?

É que, com a actualidade à distância de um dedo, o site desta CPLP tem como mais actual o comunicado final do «Grupo Internacional de Contacto sobre a Guiné-Bissau».

Dir-me-ão que a finalidade do site da CPLP não é informar com actualidade mas, talvez, ir informando ao sabor das marés, do que interessa aos poderes instituídos e com uma navegação à vista.

Se é para isso, o melhor era poupar dinheiro aos contribuintes. Muito melhor e muito mais actual existem diversos sites e similares, entre eles um que dá pelo nome de google!

Sem comentários: