domingo, outubro 22, 2006

Orlando Castro publica novo livro

«Segundo Eugénio Costa Almeida, autor do prefácio, «Alto Hama – crónicas (diz)traídas» é um livro onde se analisam alguns casos respeitantes a Portugal, a Angola, à lusofonia e todas as vertentes que a envolvem, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a africanidade e alguns sectores não africanos, assim como o jornalismo.»

Lisboa (Delegação de Liberal), 20 Outubro – Foi ontem apresentado na cidade do Porto o novo livro de Orlando Castro, jornalista angolano colunista em Liberal. Trata-se de «Alto Hama - Crónicas (diz) traídas», editada pela Papiro com o apoio da Casa de Angola: a obra reúne crónicas que abordam temáticas relacionadas com os países da Lusofonia. O prefácio é de Eugénio Costa Almeida, que também fará a apresentação.

Segundo Eugénio Costa Almeida, «Alto Hama – crónicas (diz)traídas» é um livro onde se analisam alguns casos respeitantes a Portugal, a Angola, à lusofonia e todas as vertentes que a envolvem, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a africanidade e alguns sectores não africanos, assim como o jornalismo.

Orlando Castro nasceu em 1954 em Angola, onde viveu até 1975. A sua actividade jornalística teve início muito antes da independência do país no jornal «A Voz dos Mais Novos», órgão de informação do Liceu Nacional General Norton de Matos de Nova Lisboa.

Ainda em Angola, entre 1973 e 1975, foi redactor do diário «A Província de Angola» e chefe de Redacção da revista «Olá! Boa Noite», bem como colaborador da Rádio Clube do Huambo, da Emissora Comercial do Huambo e do bi-semanário «O Planalto».

Em Portugal, para onde veio em finais de 1975, colaborou com os jornais «Pontual», «O País», «Templário», «Jornal de Ramalde», «Vida Social», «Voz do Barreiro», «O Primeiro de Janeiro» e ainda na «RIT - Revista da Indústria Têxtil». Integra, desde 1991, a redacção do «Jornal de Notícias».

É também autor dos livros «Algemas da Minha Traição» (1975), «Açores -Realidades Vulcânicas» 1995), «Ontem, Hoje... e Amanhã?» (1997) e «Memórias da Memória» (2001).

Texto publicado em http://www.liberal-caboverde.com

Sem comentários: