domingo, outubro 01, 2006

Os exemplos de Lula e Eduardo dos Santos

A maioria dos 125,91 milhões de eleitores brasileiros que hoje vão eleger o presidente da República, deverão dar a vitória a Lula da Silva.

E porquê? Porque o voto é a única coisa que os milhões que têm pouco, ou nada, têm igual aos poucos que têm milhões.

Será por saber desta realidade (ou não tivesse no seu círculo de conselheiros muitos brasileiros) que o vitalício (já lá vão 27 anos no trono) presidente de Angola teme ir a votos?

De qualquer maneira, José Eduardo dos Santos tem um trunfo que pode ser decisivo em Angola e que, pela imensidão populacional, não funciona no Brasil.

Em Angola é mais fácil, além de barato, comprar os votos. Basta um saco de fuba (mesmo que sem peixe podre e porrada se refilares) para que os milhões de famintos ponham a cruz em Eduardo dos Santos.

Além disso, o MPLA pode sempre jogar a cartada do fantasma de Savimbi e do espectro do regresso à guerra.

Esperemos para ver. No caso de Angola, esperemos sentados porque não se sabe quando, e se, haverá eleições.

3 comentários:

Marco Aurélio disse...

Orlando

Graças ao governo Lula, grande parte da população brasileira acredita que todos os políticos são iguais. Não penso assim. Nem todas as pessoas se comportam como os demais de sua categoria profissional, social ou o que o valha, como escrevi na última postagem.

Um abraço

Marco Aurélio

ELCAlmeida disse...

Por alguma razão criamos calos no mataco...
Kdd
EA

FccNunes disse...

O primeiro mandato de Lula ficou marcado por polémicas que, um outro qualquer político, num outro qualquer pais, não teria aguentado. Então, o que segurou Lula? Certamente que não foi aquele brasileiro da favela, aquele que vive com menos de 10 dollares por mês, nem aquele brasileiro da Amazonia, onde a electricidade é algo tão longincuo e remoto que parece algo impossível. Então, porque não caiu Lula?? Aquele que, numa primeira fase, se mostrou como o presidente do povo, para o povo e com o povo, numa segunda, terceira e quarta fase, mostrou-se um presidente para os lobby's, os "jobs for the boys", os dinheiros "não muito claros", as grandes empresas. Quem segurou Lula??
Em relação a Angola, prefiro não me pronunciar por não deter informações suficientes para tal.

Abraço
Filipe Nunes