sábado, outubro 14, 2006

Papiro lança "Alto Hama - Crónicas (diz)traídas"

A Papiro Editora lança quinta-feira, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Parque Nascente, em Rio Tinto, o livro "Alto Hama - Crónicas (diz)traídas", anunciou hoje no Porto fonte da empresa.

Editado com o apoio da Casa de Angola, o livro reúne crónicas que abordam temáticas relacionadas com os países da Lusofonia.

Em "Alto Hama - crónicas (diz)traídas", Orlando Castro analisa alguns casos respeitantes a Portugal, a Angola, à lusofonia, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à africanidade.

Orlando Castro nasceu em 1954 em Angola, onde viveu até 1975.

A sua actividade jornalística teve início muito antes da independência do país no jornal "A Voz dos Mais Novos", órgão de informação do Liceu Nacional General Norton de Matos de Nova Lisboa.

Foi também nesta instituição que se diplomou em Jornalismo.

Ainda em Angola, entre 1973 e 1975, foi redactor do diário "A Província de Angola" e chefe de Redacção da revista "Olá! Boa Noite", bem como colaborador do Rádio Clube do Huambo, da Emissora Comercial do Huambo e do bi-semanário "O Planalto".

Em Portugal, colaborou com os jornais "Pontual", "O País", "Templário", "Jornal de Ramalde", "Vida Social", "Voz do Barreiro", "O Primeiro de Janeiro" e ainda na "RIT - Revista da Indústria Têxtil".

Integra, desde 1991, a redacção do "Jornal de Notícias".

É também autor dos livros "Algemas da Minha Traição" (1975), "Açores - Realidades Vulcânicas" (1995), "Ontem, Hoje... e Amanhã?" (1997) e "Memórias da Memória" (2001).

A apresentação do livro, marcada para as 21:00, estará a cargo de Eugénio Costa Almeida, que é também o autor do prefácio.

Nota: Texto hoje publicado pela Lusa.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Alguma coisa se está a passar nesta república bananeira. até o insuspeito diário do funchal fez notícia disto.
Kdd
EA