quinta-feira, outubro 26, 2006

É só calúnias contra Eduardo dos Santos (II)

O jornal suíço ‘Le Temps’ desmentiu uma notícia publicada no passado dia 11 que afirmava serem do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, os 21 milhões de dólares restituídos pela Banca suíça às autoridades de Luanda.


É, contudo, um desmentido que não me convence. Isto porque, na minha opinião, há gato escondido com rabo de fora.

Para além do óbvio desmentido das autoridades angolanas e da coincidência de um outro desmentido ter sido feito pela Direcção de Desenvolvimento e Cooperação dos Ministério suíço dos Negócios Estrangeiros no mesmo dia em que o embaixador angolano em Berna, Apolinário Correia, foi recebido pelo director daquele departamento, Walter Fust, haverá algo mais.

A fazer fé nos exemplos que Eduardo dos Santos, ou o MPLA, dão em matéria de controlo e, ou, compra do silêncio de muita gente que trabalha na comunicação social, creio que este caso é mais um revelador do poder que o presidente angolano tem.

Em Portugal, e ao contrário de outras congéneres dos PALOP, nenhuma embaixada tem o poder que tem a angolana. Manda no que lhe pertence (a embaixada propriamente dita) e também em tudo o que se relaciona com o país, mesmo quando envolva entidades com personalidade jurídica portuguesa.

Não me admira, por isso, que as regras internas de Angola quanto à liberdade de Imprensa (está na 91ª posição entre os 167 países analisados pelos Repórteres Sem Fronteiras) funcionem, embora à custa de muitos mais dólares, noutros países.

Se aos dólares se juntar, porque a tem, a influência política e as ameaças diplomáticas e económicas, é credível que o jornal suíço tenha dato o dito por não dito.

Luanda está habituada a comprar tudo e todos. Regra geral, graças ao contributo de agentes nacionais, põe o poder dos dólares acima de todos os valores e não raramente é bem sucedida.

Enquanto em Angola as autoridades arranjaram maneira de os Jornalistas chocarem com uma, ou várias, balas, na Europa apostam na estratégia de – como qualquer outra mercadoria – comprar o silêncio, os desmentidos ou a apologia.

Aliás, na compra do silêncio e da apologia é bem provável que em breve surjam revelações do árduo trabalho dos homens do MPLA na praça portuguesa, agora que as eleições em Angola podem ser uma realidade.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Como é que alguém pode comprar um jornal e um jornalista - ou no plural - se o país não tem dinheiro (3.000.000 - três milhões - de USD) para dar ao PAM para matar a fome a alguns desesperados.
Porque em Angola só há alguns desesperados.
O resto (10-16%) vive bem e com fartura.
É só maledicência...
Kandandu
EA