sexta-feira, novembro 24, 2006

A lição e o exemplo de Lukamba Gato

Ao que consta, o meu velho amigo e companheiro Lukamba Gato vai tentar conquistar a liderança da UNITA durante o X congresso do partido, em 2007, onde deverá enfrentar o actual presidente, Isaías Samakuva, e o sempre candidato Abel Chivukuvuku.

"Venceu a democracia, venceu a UNITA e venceu Angola", sublinhou Lukamba Gato, depois da esmagadora vitória de Samakuva (1067 votos contra 277), acrescentando que aquele Congresso iria marcar uma nova fase no desenvolvimento de Angola.

Gato, que desde a morte em combate, em Fevereiro de 2002 do presidente da UNITA, Jonas Savimbi, assumira o comando do partido até alguns dias antes do IX Congresso, salientou na altura que a democratização da UNITA afigurava-se como um instrumento para participar activamente no exercício em que "estamos todos engajados no quadro das mutações políticas, sociais e económicas em curso no país".

Neste sentido, Lukamba Gato apelou aos seus correligionários para trabalharem em estreita cooperação e colaboração com a nova direcção do partido de forma a restituir a unidade e a coesão à UNITA.

Recordou que depois da morte de Jonas Malheiro Savimbi, muitos haviam vaticinado a extinção da UNITA como partido político, acrescentando que isso não aconteceu graças à perspicácia dos seus militantes.

Será que depois do próximo Congresso, o candidato derrotado também dirá "Venceu a democracia, venceu a UNITA e venceu Angola"?

Esperemos que sim. Para bem da UNITA mas, sobretudo, para bem dos Angolanos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os exemplos de democracia estão onde devem estar. pena é outros não os seguirem.
Kdd
EA

Anónimo disse...

Lucamba Gato não é democrata