segunda-feira, novembro 27, 2006

Xanana afirma que a FRETILIN
hipotecou a soberania de Timor

A direcção da FRETILIN, partido no poder em Timor-Leste, hipotecou a soberania nacional, acusou hoje em Díli o Presidente da República timorense, Xanana Gusmão. A acusação está contida na última de quatro partes do texto "As Teorias da Conspiração", em que Xanana Gusmão rebate o conteúdo de um documento recentemente divulgado pelo Comité Central daquele partido, denominado "Análise da Situação e Perspectivas".

Mantendo o tom irónico utilizado nos anteriores textos, publicados na imprensa timorense nas duas línguas oficiais, português e tétum, Xanana insiste no ataque directo à FRETILIN e à direcção eleita no II Congresso, realizado em Maio passado, questionando novamente a sua legitimidade.

Mas, reportando-se à crise político-militar iniciada em Abril, Xanana acusa o secretário-geral, Mari Alkatiri, o presidente, Francisco Guterres "Lu- Olo", o vice-presidente, Rogério Lobato, e o militante histórico Roque Rodrigues "de terem hipotecado a soberania do país".

"Quem hipotecou a soberania? Só os ilustres doutores da FRETILIN é que devem responder a esta pergunta! E eu posso ajudar. Foi o vosso camarada Presidente, senhor Lu-Olo, foi o vosso camarada secretário-geral do partido, Dr. Mari Alkatiri, foi o vosso camarada vice- presidente do partido, Sr. Rogério e o vosso camarada Dr. Roque Rodrigues. Eles hipotecaram a soberania do país", destaca.

Tão amigos que eles foram... até que os australianos resolveram dar um ar da sua graça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com amigos destes porque os inimigos nem se têm de preocupar. Tudo lhes cai de mão-beijada. Por este andar o Mar fica para a Austrália, o enclave de Oecussi-Ambeno para a Indonésia e o resto divide-se entre aqueles que mais derem para passarem umas paradisíacas férias...
Kdd
EA