quarta-feira, dezembro 06, 2006

Conselho de Segurança da ONU
discute a missão na Serra Leoa

O representante executivo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Serra Leoa, o português Victor Ângelo, participa amanhã, 7 de Dezembro, em Nova Iorque, na reunião do Conselho de Segurança destinada a debater a missão no país.

Na reunião será discutido o terceiro relatório do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, ao Conselho de Segurança sobre o Escritório Integrado das Nações Unidas para a Serra Leoa (UNIOSIL, no seu acrónimo anglo-saxónico). No relatório, Annan propõe a renovação do mandato da missão por mais um ano (até 31 de Dezembro de 2007) para, entre outros objectivos, a ONU continuar a apoiar o Governo da Serra Leoa na realização das eleições presidenciais e parlamentares, previstas para 28 de Julho

Victor Ângelo fará também uma exposição ao Conselho de Segurança, naquela que será a sua terceira intervenção naquele órgão enquanto líder da missão da ONU e responsável pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país. Ângelo passará em revista os êxitos alcançados em 2006 e os desafios que o Escritório Integrado deverá enfrentar no próximo ano. A missão das Nações Unidas na Serra Leoa é composta por cerca de 300 pessoas, sendo que 82 são internacionais.

A Serra Leoa foi o primeiro país a ser admitido à Peacebuilding Commission (PBC – Comissão de Construção de Paz) das Nações Unidas. Foi também o primeiro Estado a ser autorizado a recorrer aos fundos daquela comissão, que se destinam a financiar projectos que tenham como principal objectivo combater as causas que fazem do país um dos mais pobres do mundo – de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD, de 2006, a Serra Leoa encontra-se na posição 176 num total de 177 países analisados.

A discussão no Conselho de Segurança, para consultas entre os representantes dos 15 Estados-membros, ocorre na mesma semana em que será estreado nos Estados Unidos o filme “Blood Diamond”, do realizador Edward Zwick e que tem Leonardo DiCaprio como protagonista. O filme revisita a guerra civil da Serra Leoa, na década de 90, e explora a questão do comércio ilegal de diamantes e o financiamento de guerras em África.

Sem comentários: