segunda-feira, dezembro 11, 2006

CPLP discute no Brasil a melhor forma
para tudo continuar (+ ou -) na mesma

Representantes de todos países da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa- reúnem-se quarta e quinta-feira no Rio de Janeiro para debater a difusão de autores da língua portuguesa e políticas de formação de professores e alunos.

Este "Seminário Internacional de Língua Portuguesa e suas Literaturas" é um desdobramento dos temas tratados no Grupo Técnico de Literatura da Comunida de dos Países de Língua Portuguesa e está integrado nas comemorações dos 10 anos da CPLP.

Participarão na abertura do evento os ministros da Educação do Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste, respectivamente, Fernando Haddad, António Burity da Silva Neto, Tcherno Djalo e Rosária Maria Corte-Real de Oliveira.

Portugal estará representado por Ana Bela Henrique Pereira Martins, do Ministério da Educação, e Maria Angélica Ribeiro, do Gabinete de Assuntos Europeus e Internacionais do ministério.

Também estarão presentes no seminário o secretário executivo da CPLP, e mbaixador Luís da Fonseca, a directora executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Amélia Mingas, e o conselheiro cultural da embaixada de Portugal e director do Instituto Camões no Brasil, Adriano Jordão.

Além de debates onde serão analisadas propostas para a difusão de autores clássicos e modernos da CPLP, dentro e fora da própria comunidade, haverá um encontro com escritores de língua portuguesa.

Neste encontro estarão presentes, entre outros, o brasileiro Silviano Santiago, o cabo-verdiano Daniel Espínola e Albertino Homem Bragança, de São Tomé e Príncipe.

E depois, como se verá, seremos obrigados a concluir que – em bom português – a montanha pariu um rato.

Sem comentários: