segunda-feira, dezembro 11, 2006

Dez anos depois o Alto Hama
fica mais perto do que era perto

A nova ponte sobre o rio Keve, na província Kwanza Sul, inaugurada ontem pelo ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, permitirá uma melhor ligação rodoviária entre o Waco Kungo (Kwanza Sul) e Alto Hama (Huambo), segundo o governante.

Durante o acto, o ministro referiu-se à reabilitação da ponte como uma solução aos problemas como o da circulação de pessoas e bens, não só daqueles munícipes, mas também das províncias do centro sul, nomeadamente o Huambo, Bié, Kundo Kubango, Huíla e Cunene.

Para o director do Instituto de Estrada do Huambo (INEA) Inácio Satambue, com a conclusão das obras terminam os problemas de insegurança na travessia do rio, uma vez que as pessoas tinham de transpô-la através de jangadas.

Orçada em 30 milhões de Euros, a empreitada teve início em Fevereiro de 2005 e esteve adjudicada à empresa de construção civil Conduril. É constituída por uma plataforma de 9,40 metros de largura, tendo uma faixa de rodagem com 7,20 metros, uma via de circulação para cada sentido em ambas as extremidades e 1,10 metros de passeio.

A infra-estrutura é composta por três tramos, apoiados simplesmente com vãos de 21,10 metros, recompondo os destruídos, um de 45,5 e outro de 21,1 metros em betão armado de forma a manter o tipo de estrutura existente. As fundações dos pilares e do encontros são directas, assentes sobre o maciço rochoso.

Para a integral reabilitação da estrutura, foi efectuado o reforço de um pilar (p4) e a substituição de outro(p5). O comprimento total da ponte é de 197,50 metros e a largura completa 9,40. Foram empregues na obra 380 metros cúbicos de terras, 670 metros cúbicos de betão, 103 toneladas de aço e cofragem (moldes para execução das peças de betão armado) de 2995 metros quadrados. Anteriormente a travessia da ponte sobre o rio Keve era efectuada através de uma jangada, com capacidade para 80 toneladas, instalada Setembro de 2002.

A ponte foi destruída há 10 anos. A província do Kwanza-Sul tem doze (12) municípios, designadamente Amboím, Conda, Seles, Ebo, Cassongue, Kibala, Kilenda, Libolo, Mussende, Porto Amboím, Cela e Sumbe.

Fonte: AngolaPress

Sem comentários: