sexta-feira, dezembro 01, 2006

Do MPLA à UNITA... quando e se houver eleições

O presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, destacou hoje a "coerência" do partido desde a sua fundação há 50 anos, num discurso em que enunciou os objectivos estratégicos do partido no poder em Angola desde a independência, em 1975, para os próximos anos.

"Há 50 anos o MPLA já assinalava a necessidade de um Estado democrático e de um regime económico capaz de satisfazer as necessidades de todo o povo. É esta coerência que os nossos detractores não conseguem apreender e que explica em parte o fracasso dos seus intentos para tentarem destruir o MPLA", afirmou o presidente do maior partido angolano.

«Hoje, com base em vários padrões e índices de governação, Angola é considerada como um dos países mal governados do mundo. 0 Governo sustentado pelo MPLA falhou em todas as missões básicas de um governo», responde Isaías Samakuva, presidente da UNITA.

"Muitas das calúnias que ainda hoje se propalam contra o nosso país têm a sua origem na frustração dos derrotados e de todos aqueles que viram contrariados os seus intuitos, de dominação e exploração do povo angolano", frisou Eduardo dos Santos.

“O Governo falhou na sua missão de disponibilizar os serviços sociais básicos a toda a população, falhou no seu dever de exercer o poder público nos limites do direito e de cumprir e fazer cumprir a lei e falhou na sua missão de garantir um quadro de liberdade económica para canalizar e proteger o investimento privado”, responde Isaías Samakuva

Relativamente ao futuro, Dos Santos salientou que o projecto do MPLA "visa transformar Angola num país próspero, sem pobres, com uma administração eficiente, um Estado forte, democrático e moderno, um nível de desenvolvimento cientifico, técnico e cultural equiparado com o do Brasil, Índia ou África do Sul e uma inserção crescente na economia regional e mundial".

“A UNITA quer a redefinição das prioridades do interesse nacional com base num diagnóstico sério da crise nacional; a promoção de uma ampla concertação nacional para a edificação de um Estado estratega e dialogante, capaz de promover o desenvolvimento descentralizado, reduzir a pobreza e desenvolver a cidadania a nivel central e local e assequrar uma transição pacífica e definir os qrandes objectivos do Estado para a III República”, responde Isaías Samakuva.

Aos angolanos cabe escolher quando e se houver eleições...

7 comentários:

Anónimo disse...

Castro Emanuel - Luanda.

Eu já escolhi e quero mudança. Mas quem fala de um estado democrático forte tem de marcar eleições, que são o ponto mais alto da democraticidade de um país. De resto a a nossa vid diária prova que o MPLA,é uma calça de remendos, com remendos que já não se remendam. Até lá- Tu tolola.

Anónimo disse...

Esta bipolarização é é resultado também de cumplicidades mútuas e responsabilidades recíprocas em relação ao descalabre nacional.
Vergonha e ignorância no presidente de Angola considerar a fundação do mpla para 1956.
Depois de confirmar as irregularidades e crimes perpectuadas pelo neto e o seu gang e violentado a legitimidade histórica do mpla.
Essas figuras actuais não representam averdadeira essência do mpla.

Anónimo disse...

O que safa o MPLA ainda é o MPLA de Conacry que tem legitimitade e um remanescente de moral e dignidade histórica.
Por mais irregularidade que se cometeram dentro do próprio MPLA a essência pura ,verdadeira existe naqueles que afinal foram os grandes depositórios do verdadeiro núcleo criador ,fundador do MPLA.

Anónimo disse...

O VERDADEIRO MPLA REFERÊNCIA É O MPLA DE CONACRY CRIADO E FUNDADO PELOS SEIS FUNDADORES DO MPLA QUE SÃO: VIRIATO DA CRUZ ,MARIO PINTO DE ANDRADE,HUGO JOSÉ AZANCOT DE MENEZES,LUCIO LARA ,EDUARDO MACEDO DOS SANTOS ,MATIAS MIGUEIS.
O MPLA TEM UMA HISTORIA VERDADEIRA AINDA POUCO DIVULGADA E MUITO FRAGMENTADA.
COM A SAIDA DE VÁRIOS BIOGRAFIAS EM CURSO MUITA VERDADE IRÁ COMPROMETER AS GRANDES MENTIRAS APADRINHADAS POR ALGUNS LOBBYS.
O VERDADEIRO MPLA TEM A SUA ESSÊNCIA NO PASSADO QUE FOI CONTRUIDO COM MUITO MÉRITO E DESVALORIZADO POR UM PUNHADO DE INVEJOSOS,MALDOSOS QUE QUIZERAM ANULAR TUDO DE FORMA OPORTUNISTA.

Anónimo disse...

PARA SABER ALGO SOBRE O PASSADO DO MPLA É NECESSÁRIO QUE AS BIOGRAFIAS DOS FUNDADORES DO MPLA SAIA E QUE RELATE A DINÂMICA E HISTORIA INVEJAVEL DA MASSA INTELECTUAL QUE DEU INICIO E FUNDOU O MPLA EM CONACRY.

Anónimo disse...

É importante falar -se ,do novo folgo que se queira dar, da contestação própria legítima fruto dos graves erros ainda não corrigidos e da esperança que se queira transmitir através de um novo simbolismo e dimensão que alguns substitutos bem representados pretenderam dar de forma obscura silenciando alguns aspectos fundamentais para proveito próprio.
O MPLA de Conacry com o seu protagonismo e simbolismo genuíno e verdadeiramente libertador ,com a conquista da paz ou seja com o calar das armas e a tentativa de harmonização das mentes justiceiras ,cheias de rancor, injustiças e razões legítimas muitas verdades terão que ser esclarecidas e biografias publicadas até as eleições.
Muitos homens nacionalistas, referindo-me teimosamente a dinâmica da luta de libertação que muitos historiadores contemporâneos comprometidos com objectivos definidos com alguns lobbys pretendem a todo custo cumprir antigos objectivos e pretensões frustradas, nem por isso têm que explorar de forma subtil e aproveitar os velhos conflitos partidários para introduzir percursos estranhos.
O momento crítico e de viragem política que acham e querem provocar entre o MPLA do passado aparentemente dividido e fragilizado ,empobrecido ,mutilado e que está a ser implementada de forma rápida e nunca bem esclarecida por historiadores contemporâneos fazendo um jogo suave de transferência de dados para outros livros como estratégia que estão saindo não com o intuito de preservar o corrigir o simbolismo, Mas tentar acelerar a cisão e explorar inteligentemente de forma maquiavélica a favor de alguns lobbys esfomeados das velhas pretensões inacabadas e vigorosas.
Com a morte de alguns testemunhos e despersonalização de outros e fragmentação do nacionalismo originário sob novos argumentos do mundo globalizado querem parecer implementar as históricas viragens políticas quando as condições de base ainda não estão reunidas.
A espinha dorsal do MPLA (origem)nunca foi formalmente respeitado e reconhecido e sempre sujeita a mutilações por parte de ratazanas disfarçados em genuínos defensores.
De facto está eminente o enterro final do MPLA ( origem ) ainda acelerada por muitas expectativas não satisfeitas e muitas violações a integridade física.
Com as novas prioridades mercantilistas e falta de parâmetros e conduta política ,rápido se instaurou uma espécie de novo modo de sobrevivência que projecta o passado a semelhança caricaturando-o a moda da era dos dinossauros e transmitindo uma má imagem.
Alem de que, a factura da responsabilização do passado será maior pelo incumprimento dos mínimos padrões de sobrevivência pela miséria social, material e cultural.
A psicose da nova era e a incapacidade da sua incorporação natural reforça, subverte e penaliza as sociedades desestructuradas .
Por esta razão aumenta a dessensibilização e falta de credibilidade em relação ao passado.

Anónimo disse...

O MPLA COMEÇA EM CONACRY E EM CASA DO DR HUGO JOSÉ AZANCOT DE MENEZES.
AQUELE GRUPO MÁRTIR QUE INICIOU ESSE PROCESSO EM CONACRY COM O DR HUGO DE MENEZES QUE ABRIU O CAMINHO E DEPOIS O LUCIO LARA ,VIRIATO DA CRUZ E MARIO PINTO DE ANDRADADE SÃO NA REALIDADE OS ARTÍFICES DO MPLA .
MAS A POUCA HUMILDADE E POUCA VERGONHA DE MUITOS CAMARADAS EM ESCONDER A VERDADE E MENTIREM A FUNDAÇÃO PARA 56 QUANDO FOI EM 60 RETRATA BEM O CARACTER E A NATUREZA DESSES CAMARADAS QUE A TODO CUSTO QUEREM CONTINUAR A PREVALECER A FUNDAÇÃO EM 56 NÃO SABENDO QUE A DATA DE 56 FOI UMA COMBINA DOS FUNDADORES PARA QUE O MPLA COM ESSA MENTIRA NÃO FICASSE POR TRAZ DA FNLA EM TERMO DE DATA E QUE INTERNACIONALMENTE COM ESSA MENTIRA TERIA MAIS IMPACTO.
MAS COMO EXISTEM MUITOS VIGARISTAS NO MPLA QUE A CUSTA DESSA MENTIRA AINDA VÃO COMENDO UNS BONS DOLARES NADA FARÃO PARA CONTRARIAR ESSA MENTIRA.
A VERDADE É ÚNICA E FELIZMENTE QUE EM TODO MUNDO ESTA VERDADE JA NÃO PEGA.