quarta-feira, dezembro 06, 2006

Jorge Valentim volta à ribalta
dizendo o que o MPLA manda

O antigo ministro da Hotelaria e Turismo e actual deputado no Parlamento angolano, Jorge Valentim, resolveu abrir a boca e – como é seu hábito desde que começou a comer à grande e à Dos Santos à mesa do MPLA – dizer asneiras. Voltou, mais uma vez, a fazer o frete aos homens que o compraram, esquecendo o que aprendeu com alguns velhos amigos mortos pelos seus actuais patrões. Veio a terreiro, pela mão da Rádio Nacional de Angola, dizer que Samakuva não só está a estragar o partido como está a sujá-lo.

Importa recordar que num Estado de Direito democrático (eu sei que não é o caso de Angola) nunca um Parlamento sério (eu sei que também não é o caso do português) permitiria o regresso de Jorge Valentim ao lugar de deputado à revelia da direcção do partido.

"Vimos a Assembleia Nacional a votar uma decisão interna de um partido, pelo que, na minha opinião, o Parlamento excedeu-se nas suas competências", afirmou então Isaías Samakuva.

O líder da UNITA recordou que a decisão da direcção do partido de suspender o processo de regresso de Jorge Valentim ao Parlamento está directamente relacionada com declarações públicas do antigo ministro.

"Ele disse aos quatro ventos que iria para a Assembleia Nacional, mas não defenderia as posições da UNITA. Ora, eu creio que não há partido nenhum que se preze e vote a favor da entrada para o parlamento de um membro que vai defender ideias contrárias às suas", frisou.

Assim deveria ser. Mas não é. Tal como aconteceu com a compra de oficiais superiores das FALA que levaram, por traição pura e simples, à morte de Jonas Savimbi, o MPLA comprou alguns membros da UNITA e presta-se para comprar mais alguns.

Como dinheiro é coisa que não falta a alguns (ao MPLA), é vê-los a serem donos de tudo e de (quase) todos. Pena é que Isaías Samakuva, bem como outros dirigentes da UNITA, continuem a querer lutar contra as kalashnikov do MPLA utilizando fisgas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguns comentarios que vi no site angolano www.angonoticias.com e club-k.net, a proposito desta e outras noticias relacionadas com o Jorge Valentim, fazem me ficar desiludido com a sociedade civil angolana, e temer pelo futuro de Angola. Tais comentarios demonstram curta visao, falta de analise politica, e mesmo um pouco de burrice. Reconheco que dizendo estas palavras estou talvez ofendendo algumas pessoas, mas nao sei mas como expressar a minha frustracao. Ademais, tambem sou humano e tenho as minhas faltas. Mas ja que o pessoal neste site nao consegue analisar politica com olho critico, vamos analisar as coisas juntos.
(1) A UNITA pagou para passar spots publicitarios na TPA e na RNA. Os spots nao foram passados nem na TPA, nem na RNA. Alguem perguntou PORQUE? Sera que isto eh comum num pais dito DEMOCRATICO?
(2) Nenhum orgao dito "estatal" angolano se importou em divulgar o discurso de Samakuva durante a reuniao da UNITA. Nem sequer um pingo de cobertura.
(3) O Semanario Angolense publica a bombastica noticia que Samakuva comparou JES a Salazar, quando na verdade Samakuva nao comparou a pessoa d JES a Salazar, mas sim os seus metodos de subversao da democracia. Salvo erro, o Angolense nao publicou na integra o discurso do Sam.
(4) Depois da tal cobertura do Angolense, uma bomba explode na comunicacao social angolana e todos comecam a atacar Samakuva pelas suas comparacoes insultuosas contra o Rei (alias, ZeDu). Salvo erro, tais pessoas nao leram na integra o discurso do Sam, mas mesmo assim comentaram-no, tirando as declaracoes de Sam completamente fora d contexto.
(5)A mesma imprensa "estatal" que nao divulgou as publicidades da UNITA, q foram PAGAS, comeca entao uma campanha de difamacao contra Samakuva. A ANGOP principalmente eh a maior culpada. Usando personagens do MPLA, ou mesmo o nome da agencia "estatal", a ANGOP insulta a pessoa de Isaias Samakuva. Salvo erro, ninguem pagou a ANGOP para passar esta campanha de difamacao. Inclusive, alguns artigos da Angop nem sequer tem assinatura de jornalistas, o q significa q as opinioes expressas sao mesmo da autoria da "imprensa estatal."
(6) Depois da campanha inicial, a imprensa "estatal", pra nao dizer MPLA, comeca a usar Jorge Valentim como o principal atacante contra Samakuva.
(7) Recorde-se que Jorge Valentim foi EXPULSO da UNITA pelas pessoas no partido, e salvo erro, ja nao faz parte da bancada da UNITA.
(8) Valentim comeca entao uma vergonhosa campanha contra a pessoa de Samakuva, acusando-o, e sem qualquer prova, que Samakuva quer continuar a guerra em Angola, que esta a desviar fundos, q esta a sujar o nome do partido, etc, etc, quando tudo ponta ao contrario.
(9) A imprensa estatal, q nunca cobriu o tal comissio da UNITA q originou esta polemica, e nunca deu importancia as actividades da UNITA, esta agora a publicar varios artigos por dia q insultam o fomentao a divisao no seio da UNITA, usando principalmente Jorge Valentim.
(10) Sera que para voces estamos vivendo num estado democratico e de direito? Convido os leitores a debaterem estes pontos. Tambem convido os leitores a analisarem os varios discursos de Samakuva, e pra depois analisarem se suas palavras sao de quem quer a continuidade da guerra em Angola. Um kandandu a todos.
- Ze Povo, coracao do Sambila.