domingo, dezembro 03, 2006

Na hora da saída, Kofi Annan
descobriu a verdade iraquiana

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, diz que o Iraque está em guerra civil e que muita gente está numa situação pior do que sob o regime de Saddam Hussein, de acordo com uma entrevista que será divulgada amanhã, segunda-feira.

Annan, que deixará o seu posto em 31 de Dezembro, descreveu o Iraque como um país em situação extremamente perigosa e voltou a questionar a capacidade da liderança de Bagdade para resolver o conflito civil.

"Quando houve o conflito no Líbano e noutros lugares, demos o nome de guerra civil - e isto é muito pior", disse Annan numa entrevista à rádio e televisão BBC, da Grã-Bretanha. Na semana passada, Annan disse aos jornalistas que o Iraque estava a aproximar-se de uma guerra civil.

Annan diz que concordava com os iraquianos que afirmam que a vida agora está pior do que na época de Saddam. "Acho que estão certos, no sentido da média da vida iraquiana", disse à jornalista Lyse Doucet, que o entrevistou na sexta-feira.

"Se eu fosse um iraquiano médio, obviamente faria a mesma comparação - de que eles tinham um ditador brutal, mas tinham as ruas, podiam sair, os filhos podiam ir à escola e voltar sem que a mãe ou o pai se preocupassem", disse Annan.

Quanto não vale estar de saída para dizer as verdades que todos conhecíamos...

1 comentário:

Anónimo disse...

O sr. Kofi Annan sabe lá do que diz. Tanto tempo na América e não aprendeu Relações Internacionais como deve ser.
Se tivesse aprendido saberia que não há nem nunca houve guerra-civil no Iraque. Há isso sim uns pequenos e circunscritos focos de insurreição provocada por pequenos bendos de terroristas.
Ainda tinha muito que aprender o sr. kofi Annan... com o sr. Bush filho (porque até o pai que já tem idade para ter juízo afirmou haver guerra-civil).
Kdd
EA