sábado, dezembro 30, 2006

Saddam Hussein foi enforcado
- Quando chegará a vez de Bush?

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein foi executado esta madrugada por enforcamento em Bagdade, acontecimento que mereceu a reprovação de grande parte da comunidade internacional, mas foi entendido por Washington como "uma etapa importante" para o povo iraquiano. Embora não goste de ditadores e concorde que eles têm de pagar pelos seus actos, teria ficado mais satisfeito se em vez de Saddam tivesse hoje sido enforcado... George W. Bush.

A minha animosidade em relaçao a Saddam Hussein foi diminuindo ao longo destes últimos anos. Para essa diminuição contribuiu decisivamente George W. Bush. Sempre que o presidente dos EUA e comandante chefe da polícia do mundo falava... aumentava a minha simpatia (ou, se quiserem, diminuia a minha aversão) em relação ao ex-presidente iraquiano.

"Se eu fosse um iraquiano médio, obviamente faria a mesma comparação - de que eles tinham um ditador brutal, mas tinham as ruas calmas, podiam sair, os filhos podiam ir à escola e voltar sem que a mãe ou o pai se preocupassem".

Sabem quem disse isto há meia dúzia de dias (no passado dia 3)? Nem mais nem menos que o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

É claro que Saddam Hussein foi um ditador e mandou matar muita e muita gente inocente. Mas o que tem feito George W. Bush? Exactamente a mesma coisa, com a diferença de que as vítimas são na sua maioria estrangeiros. Apenas isso.

Aliás, por alguma razão os EUA estão à margem do Tribunal Penal Internacional e entendem o mundo como uma coutada onde a razão da força de Washington vale muito mais do que a força da razão de todos os outros povos.

Com a morte de Saddam chego à conclusão, mais do que corroborada ao longo dos tempos, que há ditadores de primeira e de segunda. De primeira são todos os que são amigos de George W. Bush, como o foi em tempos Saddam Hussein...

4 comentários:

Anónimo disse...

Bravo, Orlando Castro!
Permita-me a minha intromissão no seu blogue para lhe dizer que subscrevo de corpo inteiro tudo aquilo que escreveu a propósito deste assassinato, ainda por cima filmado, ao que julgo saber, em directo para as TV's, o que torna ainda mais abjecto este procedimento.
Um único ponto dicordante; a aplicação da pena de morte, seja a quem for e a que pretexto for. Nenhum ser humano, nem mesmo o carrasco George, deve morrer desta maneira cruel e repugnante! Que me perdoe o amigo Orlando Castro e os seus leitores.
Todos sabemos que o responsável-mor por esta execução foi o maquiavélico esbirro terrorista que dá pelo nome de George W. Bush.
No meu entendimento, devemos, isso sim, é interrogar-mo-nos como é que esse crápula ianque, responsável pela morte de um sem número de inocentes (incluido tantas crianças) ainda não foi julgado?
Tantos genocídios, tantos actos de terror, tanto petróleo a manchar a consciência deste polícia da Humanidade, tanto ódio naquela sinistra cabeça!
Para quando o seu julgamento e o da monstuosa política norte-americana, que se dá ao luxo de recusar submeter-se à jurisdição do Tribunal Penal Internacional?
Para quando o afastamento definitivo e absoluto destes altos responsáveis pela tragédia mundial que estamos a viver, de forma cada vez mais assustadora?
Julguê-mo-los pois com mão pesada! Julgamento, SIM. Pena de morte, nunca!

Orlando Castro disse...

Viva amigo Álvaro Mendonça,

Não é intromissão, é um privilégio e uma honra ter um comentário seu no Alto Hama. Sempre quiser a porta está aberta.

Orlando Castro

Anónimo disse...

Caro Orlando Catro,

Fico-lhe muito grato por essa autêntica moção de confiança. O privilégio é meu!

Aceite um abraço de amizade e os meus votos de um Novo Ano próspero e muito Feliz

Anónimo disse...

1º O estranho já não é a execução mas a pressa da execução, como claramene alerto no meu blogue; ainda por cima no dia do sacrifício;
2º Os xerifes não são execuitados; executam. E o senhor W. Bush pensa que o Mundo é oseu Texas onde pode continuar a sacar pistolinhas e mandar executar quem bemquer.
3º. Penso que Saddam não era um enforcável de segunda mas de luxo; se analisarmos bem as imagens, nomeadamente as partes descobertas, os carrascos não me pareciam árabes. Ou será que estarei enganado?
4º E porque nunca mostram a execuçãomas smente a colocação da corda e o corpo estendido e semi-coberto com um cobertor?
Descansem quem ler que não penso na teoria da conspiração. Só gosto de tentar perceber o que passa ao meu redor
Kandandu e bom ano
EA