quinta-feira, janeiro 25, 2007

Nino, ditador amigo, Angola está contigo

Acabo de ler aqui no Notícias Lusófonas que Angola vai apoiar a comunicação pública da Guiné-Bissau. Não está mal. Não sei qual vai ser o slogan mas, creio, será do tipo: “Ditador amigo, Angola está contigo”.

Para além de outros apoios a Nino Vieira, Eduardo dos Santos quer agora exportar a experiência ditatorial do MPLA, neste caso em relação aos media, para um país onde a liberdade é uma miragem.

O vice-ministro da Comunicação Social angolano, Manuel Miguel de Carvalho, inicia amanhã uma visita de uma semana à Guiné-Bissau durante a qual assinará um acordo de cooperação no sector da comunicação social com as autoridades guineense.

"Angola vai apoiar os órgãos de comunicação social públicos guineenses", afirmou João de Barros, secretário de Estado da Comunicação Social da Guiné-Bissau.

Apoiar como? Para quê?

Questionado sobre o tipo de cooperação, João de Barros explicou que as autoridades angolanas vão apoiar os órgãos guineenses com equipamentos, formação, programas e reparação de instalações.

Sobre o mais importante vector do acordo, João de Barros não falou. E esse é o da manipulação da opinião pública no sentido de democratizar a diabólica e ditatorial figura de Nino Vieira e seus comparsas.

Durante a sua estada no país, que termina a 2 de Fevereiro, Manuel Miguel Carvalho visita diversos órgãos de comunicação social guineenses e manterá uma série de encontros, nomeadamente com o Presidente do país, João Bernardo "Nino" Vieira, e o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes.

É claro que o Governo de Luanda tem todo o direito de estabelecer acordos com quem os quiser assinar.

É claro que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem todo o direito de ficar calada.

É claro que os media do Estado, angolanos e guineenses, têm todo o direito da aplaudir mais esta cooperação entre ditadores.

No entanto, é também claro que eu tenho o direito, e o dever, de achar que todos estes acordos não passam de formas conhecidas de perpetuar os ditadores no poder.

Nota: Este mesmo assunto já foi (bem) analisado no
http://pululu.blogspot.com em 21 de Novembro do ano passado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta pagina merece nota dez .Todos ditadores centem uma certa solidariedade quando centem que estao a um passo do fim.Tal e caso de Chaves Jose Eduardo Bagboo etc: