sexta-feira, janeiro 12, 2007

“Tsunami” nos media estatais de Angola
não passa de um muito pequenino espirro

Nos meios jornalísticos em Luanda, diz a Voz da América, acredita-se que as mudanças operadas nas direcções dos principais órgãos de comunicação social do Estado en Angola não trarão nada de novo, já que não representam qualquer alteração na política do governo em relação à imprensa estatal. É isso que há muito escrevo.

Ou seja, mudam as moscas mas a porcaria continua a mesma, o que – acrescento – não é um exclusivo angolano. De qualquer modo, o facto de se fazerem mudanças para que tudo continue na mesma, pode e deve servir para que os jornalistas sérios (e há muitos em Angola) entendam que urge dar voz aos que a não têm, ou seja, a maioria do povo. Voz que, tanto em Angola como em qualquer outro país, não é dada por nenhum órgão que esteja sob a tutela do Estado

Perante um cenário político em que o principal partido da Oposição, a UNITA, parece mais interessada em olhar para o próprio umbigo do que para a barriga vazia dos angolanos (muitos deles seus simpatizantes), cabe aos jornalistas darem corpo à sua missão de pôr o poder das ideias acima das ideias de poder.

É claro que o mercado é limitado e os investidores, como sempre acontece em alturas como a que Angola se prepara para viver (eleições), estão mais vocacionados para apostar no que conhecem bem, apesar de mau, do que no que não conhecem.

Mesmo assim, haverá investidores que pelo sim e pelo não vão jogar em dois ou mais tabuleiros e apostar em projectos de imprensa privados. Cabe, presumindo que este cenário é credível, aos jornalistas deitarem mãos à obra e avançar. Se Maomé não vai à montanha, que vá esta até ele.

É provável que se passe dos oito para os oitenta, o que é normal numa situação de transformação. É que, mesmo que o MPLA e Eduardo dos Santos vençam as eleições, Angola passará a ser necessariamente um país diferente.

Como diferente passarão a ser, mesmo contra a sua vontade , os media estatais. A economia de mercado vai igualmente ganhar pontos, permitindo que só toque viola quem tiver unhas.

Assim, será natural também que dos novos projectos jornalísticos (dos que se conhecem e dos que estão a caminho) muitos fiquem pelo caminho. Vão separar-se as águas. Só sobreviverão os bons e esses, podem crer, estão quase todos fora da tutela do Estado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu irmão,
Tens toda (e mais alguma) razão.

Anónimo disse...

Meu irmão,

Tens toda (e mais alguma)razão. É nada mais nada menos um acto que representa uma mudança na continuidade. Nada vai mudar. Ou seja, tudo há-de continuar na mesma.

Jorge Eurico

ELCAlmeida disse...

Meu caro amigo, quanto a isso estou muito optimista. Tão optimista, porque o sou por natureza, que já ecrevi uma coisa no Pululu.
As moscas não gostam de se manter nos mesmos charcos, principalmente se há quem as esteja a ver por perto; temem. Por isso é que não ficará tudo na mesma. Sabem que a Comunidade Internacional e a CPLP as estão a ver e controlar... como na Guiné-Bissau.
Kandandu
Ea

ELCAlmeida disse...

Mas acabei de entrar agora no Blogue que supostamente estaria bloqueado pelo Google/Blogger devido a Span...
Há situações que nã se entendem
Kdd
EA

Angola Xyami disse...

é o que acontece se alguèm troca de roupa mas nao toma banho. Que pena! Sempre a considerar: www.angolaxyami.com