quinta-feira, janeiro 25, 2007

Uns são mais iguais do que outros
- Tudo depende da filiação… política

O ministro da Presidência do Governo português, Pedro Silva Pereira, manifestou hoje a esperança de que o Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades mobilize "muito fortemente a sociedade portuguesa". Eu também espero embora, reconheço, acredite mais na igualdade entre os que tenham um cartão de filiação no… PS.

O ministro da Presidência, que participou no lançamento do concurso "A minha escola contra a discriminação racial", sublinhou que o plano vai ser apresentado a 22 de Fevereiro e insere-se no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, que se assinala este ano.

Escusando-se adiantar mais pormenores sobre o plano, Pedro Silva Pereira referiu que a iniciativa "não pode passar despercebida" e que vai contemplar acções no domínio da opinião pública, iniciativas dirigidas aos problemas da discriminação ou da desigualdade e uma agenda de intervenção política.

Olhai para que nós dizemos e não para o que fazemos, calculo que tenha pensado o ministro.

Uma das acções do plano nacional é o concurso "A minha escola contra a discriminação racial", iniciativa dos ministérios da Presidência e da Educação e dirigida às escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o país.

Sim. Todos contra a discriminação racial. Mas essa, apesar de existir, não é a pior das discriminações em Portugal. A mais grave é ser discriminado por se ter ideias diferentes, por não confundir eficiência com subserviência, por pensar pela própria cabeça e não pela dos capatazes.

Sem comentários: