quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Associação dos Antigos Estudantes do Huambo

Ainda e sempre o sonho de ajudar aquela terra que nos viu nascer e crescer, de contribuirmos para a sua prosperidade e desenvolvimento Nem sempre o nome diz tudo. Mas neste caso identifica-nos fielmente: Associação dos Antigos Estudantes de Nova Lisboa - Huambo / Angola.

Congrega todos aqueles que um dia tiveram a fortuna de estudar naquelas terras altas e floridas do Huambo. Mas o que não ressalta do nome é como nasceu e porque existe. Foi com o termo do já longínquo ano lectivo de 1961/ 62 que os primeiros finalistas do Liceu Nacional de Nova Lisboa rumaram à, então, Metrópole para aí prosseguirem os seus estudos universitários.

Quase todos eles iam dar os primeiros passos nessa aventura do futuro, transplantados numa terra que lhes era estranha. Cedo sentiram a necessidade de preservar os importantes laços criados durante a infância e juventude, como uma âncora de ligação à terra, como uma ponte que facilitasse a passagem para esse novo mundo que se propunham descobrir. E os jantares - convívio foram assumindo regularidade.

Terminados os estudos, regressaram uns e ficaram outros. E estes conservaram a tradição de convívio. Com a descolonização deu-se o reencontro. Por todo o lado se descobriam antigos colegas, velhos conhecidos de outros tempos e de outras terras, que abruptamente confundiam passado e presente num amálgama de emoções incontidas. Os jantares, que mantinham a sua frequência, passaram a animar-se com a presença de cada vez mais alunos do Liceu.

Cada encontro era a alegre festa de quem recupera o passado, a excitação de quem descobre que venceu o tempo.

-Eh pá, tu estás na mesma!... Lembras-te de fulano... também cá está ... Olha a Manela...os anos não passaram por ti... Olha a Drª Dorinda... e a Drª Dárida também... Eram os beijos e os abraços a cada novo conviva que vinha acrescentar mais uma pedra à reconstrução do futuro com outros alicerces.

Cedo nasceu a ideia de passar dos meros encontros para algo de mais sólido e consistente: uma Associação de Antigos Alunos do Liceu de Nova Lisboa. Da ideia à acção foi um ápice e em 12/05/1993, no D.R. nº 110 – III Série, são publicados os primeiros estatutos da Associação Com muita carolice e empenho, os membros dos Órgãos Sociais foram mantendo viva a chama associativa, ao longo dos anos, através de convívios, visitas culturais e outras realizações.

Mas as gentes do Huambo guardam no coração um cantinho muito especial para tudo quanto lhes recorde a terra. Colegas de outros estabelecimentos de ensino, da Escola Industrial e Comercial, dos Colégios Alexandre Herculano, D. João de Castro, S. José de Cluny, ...das Escolas de Agronomia e Veterinária, ... passaram a manifestar interesse em conviver com a Associação, estar presentes nas suas actividades, encontrar amigos, sentir pulsar a vida em torno de um profundo sentimento de grande identidade.

Daí ao alargamento do âmbito da Associação foi um passo. Sufragada em Assembleia Geral a proposta de transformação da AAENL em Associação dos Antigos Estudantes de Nova Lisboa / Huambo, por unanimidade, logo se iniciaram os trâmites necessários à alteração estatutária.

Em 09/04/2002, no D.R. nº 83 (Suplemento) – III Série, são publicados os novos estatutos que vêm dar personalidade ao desejo de quantos querem preservar os laços que estabelecem a ligação sólida entre um passado que se reencontra com um futuro de esperança.

E o que pretendemos com esta Associação?

- Para além do que pode saber-se através dos Estatutos, onde estão expressamente consagrados os objectivos, e do Plano de Actividades que contém o essencial do nosso projecto, ( e que podem ser consultados neste site ) como seria bom se conseguíssemos, ainda, vir a contribuir com algum do nosso esforço e capacidade para realizar, um pouquinho daquele sonho que sustentámos em meninos, de virmos a ser úteis à terra que nos viu nascer e crescer, de contribuirmos para a sua prosperidade e desenvolvimento.

Contactos: A.A..E. Nova Lisboa // Huambo – Angola Rua Acácio Leitão, Nº 30 – 1º Dtº 2400-077 LEIRIA (Sede Provisória)

A.A..E. Nova Lisboa // Huambo – Angola Praceta João de Barros, Nº 1 – 6º Esqº Torre da Marinha 2840-410 SEIXAL


Nota: Artigo publicado no Notícias Lusófonas


Sem comentários: