quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Terá valido a pena ser militar da UNITA?

Segundo a AngolaPress, 2635 ex-militares da UNITA beneficiaram de diversos meios agrícolas, durante o ano transacto, no município do Andulo, a 130 quilómetros a norte do Kuito, capital biena. De acordo com a administradora do Andulo, Maria Lucia Chicapa, 1103 deles receberam gado de tracção animal, com as respectivas charruas, enxadas, catanas, limas e sementes diversas da Organização Não Governamental americana "Care Internacional".

Terá valido a pena ser militar da UNITA? A pergunta é minha embora julgue ser comum a muitos desses soldados.

Acrescentou a administradora que outros 1115 ex-militares, também da UNITA, receberam igualmente instrumentos de produção como gado de tracção animal, charruas, enxadas e sementes, num gesto da ONG nacional “ADMA”, que opera na região.Além dos meios de produção, a administradora informou que 258 outros ex-soldados beneficiaram de formação sócio-profissional nas especialidades de carpintaria, construção civil, corte e costura, serralharia, alfaiataria, pesca e mecânica de bicicletas, numa iniciativa da administração municipal e parceiros.

O gesto, adiantou a administradora, enquadra-se no âmbito do Programa Geral de Desmobilização e Reintegração social de ex-militares (PGDR), em curso no país.

Terá valido a pena ser militar da UNITA? A pergunta é minha embora julgue ser comum a muitos desses soldados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Orlando Castro, penso que por enquanto só podem ser dados estes passos...
A guerra infelizmente tem dessas "consequências"...