domingo, agosto 05, 2007

Produtores de textos de linha branca

No jornalismo, a lealdade quando é comprada não é mais do que uma traição adiada. Infelizmente, grande parte dos jornalistas, agora transformados em produtores de textos de linha branca, esqueceram regras fundamentais a troco de um prato de lentilhas.

Reconheço, contudo, que quando se é produtor de textos de linha branca não se precisa de princípios éticos, morais ou deontológicos. Apenas é necessário saber pôr em funcionamento a linha de enchimento.

No entanto, porque mesmo esses autómatos querem ser chamados de jornalistas, importa dizer-lhes desde logo que quem não vive para servir o que pensa ser a verdade, não serve para viver essa mesma verdade.

Se não existimos para dar voz a quem a não tem, o que é que andamos a fazer nesta profissão? É que, para dar voz a quem já a tem, existem os propagandistas; estejam ou não na Assembleia da República, dirijam ou não os meios de comunicação social, sejam ou não donos e senhores da economia nacional.

Os jornalistas pela sua génese devem, deveriam, entender que a única forma de se valorizarem é aprenderem com quem sabe mais (e saber que nada sabemos é a melhor forma de sabermos alguma coisa). Mas isso não acontece. Muitos deles, cada vez mais, pensam que a sua valorização passa por amesquinhar quem sabe mesmo mais.

E é desses que os ditadores, estejam ou não na Assembleia da República, dirijam ou não os meios de comunicação social, sejam ou não donos e senhores da economia nacional, gostam.

Enquanto uns perguntam o que não sabem, e só são ignorantes durante o tempo que leva a chegar a resposta, outros (receosos que se saiba que, afinal, não sabem tudo) preferem ficar ignorantes toda a vida.

E é destes que os ditadores, estejam ou não na Assembleia da República, dirijam ou não os meios de comunicação social, sejam ou não donos e senhores da economia nacional, gostam.

Na sociedade portuguesa dos media multiplicam-se os casos em que um especialista em matraquilhos é seleccionado para a equipa de futebol e o futebolista integre a equipa de ténis.

Na sociedade portuguesa dos media multiplicam-se os casos em que uma equipa de basquetebol é formada por jogadores de futebol e treinada por um ex-ciclista. E depois admirem-se de ver os jogadores levar bicicletas para o campo…

Sem comentários: