sexta-feira, agosto 03, 2007

Será que agora que está morto
Holden Roberto merece respeito?

Com o título “Respeitem o “velho” Holden Roberto” publiquei aqui, no passado dia 31 de Janeiro, o texto que se segue. Acrescento, contudo, que Angola (entenda-se o Governo, o MPLA e Eduardo dos Santos) deve um pedido desculpas – agora e infelizmente póstumo – ao fundador da FNLA. É o mínimo se, por acaso, restar alguma vergonha…

Holden Roberto, com 84 anos, é a única personalidade cimeira do nacionalismo angolano que está viva. Esse facto não será, só por si, suficiente para que Angola lhe atribua, também do ponto de vista dos bens materiais, o que ele merece?

Ou será que terá de andar a pedir esmolas aos amigos e ao Governo, já que com o contributo inerente à representação parlamentar da FNLA não tem, digo eu, dinheiro sequer para pagar a luz?

Que país é Angola que tem tanta dificuldade em reconhecer a Holden Roberto, como a Agostinho Neto e Jonas Savimbi, o estatuto de Herói Nacional? Porque razão, o Estado tem tanta necessidade de humilhar Holden Roberto?

Será assim que se luta pela instituição de um Estado de Direito?

Não me agrada que este velho guerrilheiro, natural de Mbanza-Congo, no Norte do país, enfrente dificuldades para pagar os tratamentos médicos que não consegue em Angola e que, como se isso não bastasse, o Governo tenha o desplante de dizer que ajuda e avance com algumas migalhas.

Não me agrada que este velho guerrilheiro enfrente dificuldades para pagar os tratamentos médicos, quando Maria Augusta Tome, ou simplesmente “Magu” esposa do Primeiro-Ministro, Fernando Dias dos Santos “Nandó”, aluga um Falcon da SonAir para fazer exames médicos de mera rotina... em Londres.

Respeitem, por favor, o “velho” Holden porque ao respeitá-lo estão igualmente a respeitar os angolanos.


1 comentário:

Anónimo disse...

Partilho vossa idea: os homens do MPLA devem desculpar-se!