terça-feira, setembro 11, 2007

Terá Mugabe aprendido com Valentim Loureiro?

O Zimbabué é um país muito mais rico do que Portugal. Enquanto, nas eleições, Valentim Loureiro oferecia electrodomésticos, Robert Mugabe dá, segundo o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), veículos aos chefes tradicionais em troca dos votos que estes possam mobilizar para a Zanu-PF nas próximas eleições gerais.

Trinta e oito chefes tradicionais (também conhecidos por régulos) receberam ontem, numa cerimónia em Harare, veículos de caixa aberta oferecidos pelo governo.

A oferta, que o executivo de Mugabe diz pretender beneficiar 266 chefes, faz parte de um programa iniciado há quatro anos pelo governo.

Para o MDC, no entanto, a oferta, paga pelos contribuintes, não passa de um exercício de suborno destinado a conquistar o apoio dos chefes tradicionais para o presidente e o partido governamental.

"Não é por acaso que a entrega das viaturas se fez agora.. Nenhum governo deveria abusar das instituições públicas e dos nossos respeitados e idosos chefes com o objectivo de alcançar fins políticos egoístas que são contrários aos seus papéis tradicionais na sociedade", refere a facção Morgan Tsvangirai do MDC num comunicado hoje distribuído em Harare.

O jornal pró-governamental Herald noticiou hoje a cerimónia de entrega dos 38 novos veículos, salientando que alguns dos chefes tradicionais ficaram "maravilhados" com a oferta.

O chefe Sogwala, do centro do país, foi citado pelo Herald afirmando que o veículo que lhe foi atribuído "será muito útil na assistência às populações, podendo vir a servir como ambulância e meio de transporte".

Os chefes tradicionais têm grande influência sobre o eleitorado rural, precisamente onde o presidente Robert Mugabe habitualmente vence as eleições.

No início do ano, os chefes tradicionais deram apoio a Mugabe, 84 anos, para concorrer às eleições presidenciais e parlamentares de 2008 como candidato da Zanu-PF, que está no poder desde 1980.

Também na África do Sul o partido no poder (ANC, ou Congresso Nacional Africano) distribui veículos todo-o-terreno aos chefes tradicionais e é por isso criticado pela oposição.

Há uma semana, o governo provincial do Limpopo - uma província maioritariamente rural - que é controlado pelo ANC, admitiu ter gasto 11 milhões de rands (1,1 milhões de euros) na compra de veículos para os chefes da área, justificando a sua atitude com as obrigações que os chefes têm de estar em permanente contacto com as populações em áreas remotas.

Foto: Interior do automóvel de Robert Mugabe

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Aqui está um governante com espírito aberto às novas tecnologias. provavelmente esteve na mesma escola que o pm português...
Kdd
EA