segunda-feira, outubro 08, 2007

Carta aberta ao cidadão Paulo Tchipilica

Membros da Comunidade internacional juntaram-se para apoiar o manifesto que a diáspora angolana expressa ao cidadão Paulo Tchipilica sobre a prisão do Jornalista GRAÇA CAMPOS. A carta na integra é subcritica por aqueles que sentem Angola no seu Coração.

«Digníssimo Senhor,

A diáspora africana ligada ao Clube dos angolanos no exterior (Club-K) pensa que a paz não se faz com ódio. Consideramos que o espírito de vingança com que se processou o Jornalista GRAÇA CAMPOS foi um mau exemplo transmitido a nossa geração.

Somos a informar que recusamos seguir, um dia, este exemplo que para nos equivale um atentado ao processo de reconciliação nacional conquistado a custa do sangue dos nossos irmãos tombados na guerra feita pelos partidos que o digníssimo Senhor já serviu.

Sentimos-nos envergonhados porque estes procedimentos arrastam o nome da nossa pátria para as paginas da historia, ao lado de paises cujos regimes de ditadura eram marcados com praticas semelhantes.

Entre os que não nos enchem de orgulho e os que não nos envergonham, escolhemos a segunda opção. Decidimos dignificar o nosso sofrido povo ficando ao lado do Senhor GRAÇA CAMPOS a quem expressamos apoio total.

Nós encorajamos a direcção do Semanário Angolense a manter-se fiel aos princípios que emanam o espírito patriótico do seu Director Geral.

Digníssimo Senhor,

A nossa comunidade esta mobilizada. Solicitamos, o mais rápido possível que indique-nos os dados bancários para que possamos ajudar a pagar os 250 mil dólares que irão sarar a honra do Digníssimo Senhor cobrada ao nosso compatriota.

Esta é a forma justa que encontramos para dignificar todos aqueles servem a pátria com honra e que merecem o nosso reconhecimento.

Com alta consideração,

José Gama (Secretario Geral) Clube dos angolanos no exterior info@club-k.net

Subscrevem:

Associações africanas na diáspora: União Angolana na Holanda Iniciativa Angolana Antimilitarista para os Direitos Humanos (I.A.A.D.H.e.V.)
- Berlim Congresso de Estudantes e Comunidade angolana na África do Sul (C.E.C.A)
– Pedro Seke Associação dos estudantes angolanos nos Marrocos
- Benvindo Marcelino Fórum dos Estudantes Moçambicanos na Austrália Associação Afro-Latino Kultur Instituições Radio Xyame na Holanda
– Director Nuno Esteves Revista Gingao Cultural na Europa, Alemanha
– Director Jorge Cristóvão “Kota Ngingas” Produtora Musical Aliança Camponesa, Cidade do Cabo – Cavera C

Individualidades:
Paulinha Costa Neto, Estudante na Alemanha; Osvaldo Rodrigues, Estudante na Holanda; Aristides Cabeche, Estudante Relações Internacionais; Jorge Eurico, Jornalista angolano/ Maputo; Orlando Castro, Jornalista/Portugal; Pedro Veloso, ativista angolano/Holanda; Silvio Bruno Kipipa, Holanda; Felizarda Mayomona, Holanda; Nelo de Carvalho, Doutorando no Brasil; Antonio Kituxi, África do Sul; Domingos Texeira, África do Sul; Francisco Cardoso Mulemessa, Holanda; Feliciano Cangue, Engenheiro, Brasil; Alberto Domingos, África do Sul.

Individualidades estrangeiras; Tanja Te Beek, Escritora Holandesa; Hans Fontein, Cidadão Holandês; Bart Zwart, Embaixador; Aidam Alcântara, Empresaria Afro –descendente/Brasil; Luciana Marques, Brasil; Andréia Freita, Brasil; Daniele Almeida, Brasil; Antonio Carlos Cunha, Brasil; Amanda Ferreira, Brasil; Carlos Antonio augusto Sousa, Brasil; Samuel Mokuena, Membro da liga da juventude do ANC; Jhonathan Paul, África do Sul; George Akonke, África do Sul; Membros de Partidos junto a comunidade na diáspora Liliana Tavares, Militante do MPLA na Suíça.»

Fonte: Club-k.net

3 comentários:

Anónimo disse...

O Tchipilika deixou-me a desejar. Que pena. Angola ainda precisa caminhar muito. os meusêsames.

Anónimo disse...

Que pena Tchipilika. O coitado quer dinheiro para concorer ás presidenciais

Anónimo disse...

O Nuno Esteves e um grande ladrao que anda em hollanda .Com a desculpa de ser diretor do radio xyami ele toma dinheiro das mulheres cabo-verdeanas em nome de invester no progeto do stichting Afro-luso depois ele foge.neste momento ninguen sabe onde ta mas ele vai ter que fazer conta com deus.coitada das mulheres que tanto trabalhou pelo dinheiro.Esse selvagem gatuno e uma vergonha pela comunidade angolano no esterior.mandou tantos carros para angola sem trabalhar u dia,so a cusa alheia.