quinta-feira, novembro 29, 2007

Sócrates e Barroso querem Eduardo dos Santos
como cabeça de cartaz da cimeira UE/África

A anunciada presença de Robert Mugabe em Lisboa para a Cimeira UE/África está a pôr o Governo português com os cabelos em pé. Será por o presidente do Zimbabué ser um ditador? Não. Se fosse por isso os governantes lusos já estariam carecas, tantos são os ditadores que por aí vão estar.

O problema de José Sócrates é que ao ser a principal figura em cena, Mugabe ofusca, ou até anula, a estratégia de Lisboa transformar um outro ditador, José Eduardo dos Santos, na estrela da companhia.

De facto, tudo estava (e ainda está) preparado para que o presidente de Angola fosse o protagonista de mais uma cimeira que culminaria com mais um “conseguimos, pá!” do primeiro-ministro português para o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, também ele velho e querido amigo da família Eduardo dos Santos.

Aliás, a cereja no cimo do bolo seria, ao que tudo indica, o anúncio que o ditador angolano trará engatilhado para, em Lisboa, anunciar a data exacta das eleições em Angola.

Mas, se Eduardo dos Santos não for cabeça de cartaz, lá se vai grande parte do impacto mediático previsto e estudado pela dupla Sócrates/Barroso.

Não admira por isso que, tanto por parte da Europa como de África (com Angola à cabeça) ainda continue a luta para que Mugabe tenha uma indisposição de última hora que o impeça de rumar à capital das ocidentais praias lusitanas.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Realmente... começando no Norte de África passando pelo Centro e pelo Golfo...
Kdd
EA

Camilo disse...

Orlando, ainda te lembras, quando das famigeradas:
"ELEIÇÕES LIVRES & JUSTAS,Lda."?!
Durão Barroso era o Min. dos Negócios Estrangeiros de Cavaco.
Foi ele quem "informou" o seu chefe do que se estava a passar em Angola.
Cavaco, disse na altura, que tinha notícias que as eleições em Angola decorreram livres e justas...
e eu acrescento até hoje e sempre: "Limitada"
No terreno vi a maior vigarice eleitoral de que há memória.
Um dia, falaremos melhor sobre isto.
Fui parte interveniente.
E... vítima....
Pois, logo a seguir,no sábado da carnificina, fui levado para a embaixada de portugal e evacuado para Brazaville com a mulher e o filho.
Sócrates, Barroso e o "Eduardinho", são farinha do mesmo saco.
Estou desejoso de assistir aos seus funerais!!!