sexta-feira, dezembro 21, 2007

Ministro Roberto Leal “Ngongo”
culpa, é evidente!, os mais fracos

O ministro do Interior de Angola, Roberto Leal 'Ngongo', reconheceu hoje, em Luanda, que o "baixo nível académico" dos polícias é uma das "principais causas" de algumas acções "pouco lógicas" dos agentes. É verdade. Mas é igualmente verdade que alguns dos chefes também não conseguem contar até 12 sem se descalçaram.

Aliás, até mesmo no Governo existem muitos com um alto nível académico que não passam de analfabetos funcionais. Ter um diploma universitário não significa, nem em Angola nem em qualquer outro país, competência.

O governante fez este reconhecimento ao visitar as instalações da Polícia Nacional no bairro do Sambizanga, onde esta semana a polícia matou dois jovens actores durante as filmagens de uma cena sobre delinquência juvenil.

"Ngongo" disse ainda que esse "baixo nível académico" da polícia leva, muitas vezes, a reacções sem carácter científico, lógico, para aquilo que deveria ser normal intervenção da autoridade policial".

A ser verdade o que "Ngongo" diz (não necessariamente o que pensa), é caso para perguntar onde está o carácter científico, lógico, dos responsáveis hierárquicos (incluindo o ministro) que mandam para a rua gente sem preparação.

"Quero conhecer um pouco do funcionamento da divisão, como está hierarquizado o seu comando, como é que são cumpridas as ordens e quem é que aqui dá ordens de abrir fogo", referiu o ministro.

Então senhor ministro: é preciso morrer gente inocente para o Governo querer saber quem manda, quem dá ordens para abrir fogo?

Cá para mim, o ministro dava um bom exemplo se assumisse as suas responsabilidades e se demitisse. Sei, no entanto, que isso é impossível. E é impossível porque se todos os ministros assumissem as suas responsabilidades e se demitissem, o Governo ficava sem ministros.

Sem comentários: