segunda-feira, janeiro 28, 2008

Angola lança canal para a Lusofonia
- Mais uma vitória do Emídio Rangel

No passado dia 13, escrevi aqui (a propósito do diferendo com o ministro português Augusto Santos Silva) que o Emídio Rangel é assim mesmo. Quando atira, atira a matar e com tudo o que tiver. Despeja o carregador (embora tenha sempre mais alguns atestados para o que der e vier). Talvez desperdice muitas munições. Mas ele não sabe jogar à defesa. O ataque é a sua melhor defesa. Com ele não há empates. Ou ganha ou perde. Quase sempre ganha.

Agora chega a notícia de que o Estado angolano vai lançar no próximo ano um canal de notícias concebido por Emídio Rangel e que pretende emitir para todos os países de língua oficial português.

Se o canal foi de facto concebido por ele, não tenho dúvidas de que, mais uma vez, Emídio Rangel vai ganhar a aposta. Aliás, a simples (um ovo de Colombo que outros tiveram na mão mas não conseguiram equilibrar) ideia de lançar um canal de informação para ser transmitido para todos os canais de língua oficial portuguesa é uma vitória.

Vitória para Angola e para o Emídio Rangel e, é claro, uma derrota para quem deveria há muito ter levado a carta a Garcia, a começar por esse elefante branco que dá pelo nome de Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Assim, logo a seguir às eleições, começarão os trabalhos para pôr no ar mais um pilar da Lusofonia, assumindo Angola o papel de locomotiva de um projecto que será certamente uma demonstração de vitalidade.

Aliás, o êxito deste projecto (e para ter garantia de êxito Luanda escolheu um dos melhores) irá também provar que Angola será a locomotiva de muitas outras coisas boas, tanto no contexto africano como lusófono.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se for avante tal projecto, é mais uma batalha ganha da guerra do ultramar.

MV disse...

Depois das legislativas. Vêm ai as presidencias? Bem haja Emidio, o luso angolano que se iniciou na Rádio Clube do Lubango

MV

MV disse...

Depois das legislativas, um canal de TV. Vêm ai as presidencias?

Bem haja Emidio, o luso angolano que se iniciou na Rádio Clube do Lubango

MV

Anónimo disse...

Assim vamos ter dois grandes motores e centros para a exportação e desenvolvimento da Lusofonia: O Brasil e pelos vistos Angola.