sábado, janeiro 19, 2008

Ataque terrorista em Portugal? Quem se atreveria?

Os serviços de segurança portugueses desvalorizaram hoje o alerta de uma eventual ameaça terrorista por considerarem que Portugal não seria um "alvo directo" de um possível atentado. É claro que não é. A não ser que, como diz o meu filhote, os terroristas tenham estudado por um livro onde Portugal aparece como uma província de Espanha.

O jornal espanhol El País avançou hoje que Portugal é um dos países europeus que os serviços secretos espanhóis consideram em risco de sofrer um atentado terrorista ligado à deslocação à Europa na próxima semana do presidente do Paquistão.

Não. Não me parece. Quem quererá fazer mal a Pervez Musharraf? Ninguém. É um santo democrata que ao trocar os taliban por George W. Bush mostrou que, afinal, entre uns e outro venha o diabo e escolha.

"Os serviços de informação portugueses receberam uma comunicação de serviços secretos estrangeiros, que Espanha também confirmou, de que Portugal, juntamente com Espanha, França, Reino Unido e eventualmente Alemanha estariam sob ameaça terrorista iminente ligada ao terrorismo islâmico", afirmou à agência Lusa o coronel Leonel de Carvalho, do Gabinete Coordenador de Segurança, acrescentando que "estamos convencidos de que Portugal pode ter sido colocado nesse conjunto de países face à sua continuidade geográfica com Espanha e não por a ameaça ter como alvo directo Portugal".


É isso. Aí está uma das explicações: Província de Espanha ou o mais europeu dos países africanos. A outra é a que Portugal já tem terror que dá para dar e vender.

Sem comentários: