quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ditadura angolana derrota Igreja Católica

O arcebispo do Lubango, Dom Zacarias Kamuenho, considerou imoral o aproveitamento que está a ser feito em relação à detenção e condenação do correspondente da Rádio Ecclésia no Namibe, Armando Chicoca.

Ao prometer rever a situação profissional do jornalista em relação à Rádio Ecclésia, admitindo acabar com o vínculo profissional, Zacarias Kamuenho comprova – se é que isso era necessário – que nem a Igreja Católica consegue fazer frente à ditadura de Luanda, do MPLA e de Eduardo dos Santos.

O arcebispo do Lubango afirmou que “certos meios de comunicação social quiseram fazer um aproveitamento da situação como se a Rádio Ecclésia fosse a visada, o que foi mal sucedido”.

Então a Rádio Ecclésia não foi, Dom Zacarias Kamuenho, visada? Para quem é que ele trabalhava? Tivesse Armando José Chicoca ganho um prémio internacional de Jornalismo e Dom Zacarias Kamuenho diria a mesma coisa? É claro que não!

1 comentário:

AGRY disse...

Os progressistas, no seio da Igreja, sempre foram condenados ao ostracismo. Inúmeros exemplos nos vêm da América Latina, em particular. Quem não se recorda, por exemplo, do julgamento inquisitorial a que foram submetidos os defensores da Teologia da Libertação e, em particular, o brasileiro Leonardo Boff? E o seu compatriota D. Hélder da Câmara? O suíço
Hans Hung que questionou a infalibilidade do Papa?
O namoro de 40 anos da Igreja e da ditadura em Portugal é suficientemente eloquente para se perceber que a Igreja, a católica em concreto, e os seus líderes sempre estiveram do lado do Poder.
A solidariedade para um jornalista seu colaborador,seria o mínimo exigível de uma qualquer entidade empregadora, que não se escudasse na batina da auto-censura, claro