terça-feira, janeiro 15, 2008

Eu, a lagosta de Sócrates e o INE

O primeiro-ministro português, José Sócrates, serviu-se hoje dos mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para defender que os riscos de pobreza e as desigualdades de rendimento estão a diminuir em Portugal.

O INE diz isso, a realidade diz o contrário. Para mim basta ver o número crescente de cidadãos que dormem nos vãos das escadas que, obviamente, Sócrates não visita.

"Apesar de o INE não atribuir estes resultados a nenhuma medida específica do Governo, detecta-se que o risco de pobreza desceu fundamentalmente junto dos idosos. Estou convencido que o complemento solidário para idosos teve aí um efeito fundamental", declarou.

Fundamental? É caro que sim. Basta ver quanto aumentou o pão para se ver que Sócrates desconhece o país real e não sobe ao povo que infelizmente, digo eu, lhe deu o seu voto. Cada vez os nossos Velhos têm menos migalhas para enganar os estômago.

Mas é evidente que se Sócrates comer uma lagosta e eu ficar a olhar, o INE concluirá que cada um de nós comeu metade da lagosta.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Contas erradas meu caríssimo amigo. Porque havia tantas também eu - já para nem falar no dinheiro - mesmo quando está disponível, passo ao lado das ditas.
Assim, as contas correctas são que cada habitante de Portugal come 1/3 de Lagosta...
Só que uns enchem-se bem dela!
Kdd
EA