quinta-feira, janeiro 24, 2008

Pedir aos pobres dos países ricos
para dar aos ricos dos países pobres

O secretário-geral da Fretilin (partido que, sem maioria absoluta, venceu as eleições de 30 de Junho de 2007), Mari Alkatiri, exigiu hoje a demissão do primeiro-ministro Xanana Gusmão e a convocação de eleições legislativas antecipadas em Timor-Leste, em 2009.

"O Governo já demonstrou não saber governar", acusou o ex-primeiro-ministro a propósito deste governo cuja legalidade constitucional é, desde logo, duvidosa.

Mari Alkatiri diz que o Governo de Xanana Gusmão revela "incompetência generalizada, caça às bruxas, esbanjamento, corrupção generalizada, nepotismo e interferência inaceitável na justiça".

O Governo "não têm plano nem têm programa. Pensa que a única forma é transformar Estado em instituição de misericórdia, dando esmolas", afirmou Alkatiri numa demolidora radiografia do mau estado do Estado.

Lapidarmente, Alkatiri diz que "vamos ter um país de pensionistas e um povo que vive de subsídios".

É claro que nem Xanana Gusmão se vai demitir, nem haverá eleições em 2009. Toda a comunidade internacional, incluindo Portugal e a CPLP, sabem que Xanana não tem qualidades para ser primeiro-ministro, como sabem que Ramos Horta também não tem capacidade para ser presidente.

Esta constatação não serve, contudo, para grande coisa. Tudo vai ficar na mesma. Ou seja, vamos continuar a ver as autoridades timorenses (com o criminoso apoio da comunidade internacional) a pedir ajuda aos pobres do países ricos, para dar aos ricos do país pobre que continuará a ser Timor-Leste.

1 comentário:

Susana Charrua disse...

O Orlando desculpe-me mas como estou a escrever umas coisitas sobre Timor lembrei-me de o vir aqui aborrecer com uma espécie de "circular" que estou logo de manhã a distribuir e espero que valha a pena para quem me ler.

Deixo-lhe a minha admiração pelo e como escreve assim como pelo modo como encara a sua profissão.

Muito obrigada.

A "circular"

Bom dia!
Já que aquilo que escrevi sobre Timor suscitou tanto interesse por parte de tantos que debatem o que se passou e passa em Timor-Leste, quero convidar-vos para darem uma vista de olhos em nova exposição que faço no Despertar Consciências sobre o tema.
Fico muito agradecida a todos vós, pela atenção que me dispensam.