quinta-feira, janeiro 31, 2008

RDP África perto de si? Perto de quem?
Em Portugal sé de Coimbra para baixo

A RDP África é uma estação que pertence ao grupo Radiodifusão Portuguesa e que emite, em FM, em Portugal para Lisboa, Faro e Coimbra e quatro dos cincos países africanos de Língua Portuguesa - Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Não está mal, e se o Norte de Portugal onde existe uma importante comunidade afro-portuguesa não tem direito a ouvir a RDP África, pelos vistos Angola também não.

O objectivo fundamental da RDP África, segundo o apresentado no “perfil do canal”, é funcionar como placa giratória de informação lusófona e as suas emissões encerram fortes componentes de informação e cultura lusófonas, a partir da atenção que se coloca na obtenção de elementos informativos e outros oriundos de Portugal, Palop e Brasil.

Enquanto isso, os afro-portugueses, os luso-africanos e os africanos que residem no Norte de Portugal, tal como os residentes em Angola, ficam a ver navios. Uns nas ocidentais praias lusitanas, outros bem mais abaixo, naquele que se prepara para ser a locomotiva da Lusofonia.

Uma rádio cada vez mais perto de... alguns.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Não quero fazer o papel de advogado oficioso da RTP (Rádio) nem tão pouco da RDP-África. Mas acontece que:
1. O Norte é uma outra Nação e ainda não oficializou as ondas hertzianas ou modeladas para receber tão ilustre onda radiofónica. Quando pertecerem a Portugal aí já deverão ter o canal mais africano de Portugal...
2. Tal como o Norte também Angola não permite que emissores estrangeiros - nem nacionais que não alinhem pela mesma bitola - transmitam para o espectro radiofónico nacional. Quem quiser que use satélite ou internet. Como a internet surge em pó e quando não há vento só pode ser apanhada por satélite. E por azar de quem manda é mesmo apanhada. eu que o diga por causa de eventos já efectuados na Casa de Angola e retransmitidos via RDP-África e que foram ouvidos - e bem ouvidos, para azia de uns quantos - em Luanda e Benguela (risos de hiena...)
Por isso meu caro, a razão não está do teu lado mas do lado dos "boicotados"... (risos de hiena)
(Com risos e amigos destes....)
Kandandu
Eugénio Almeida