segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Dos pastéis de Belém ao vinho do Porto

Terão os australianos gostado de saber que Ramos Horta tem saudades dos pastéis de Belém e de um bom vinho do Porto? Não creio. Mas também não creio que o presidente da República de Timor-Leste (vulgo quintal da Austrália) esteja a ser sincero nessa referência gastronómica.

E não creio porque penso que a presença portuguesa em Timor-Leste é uma farsa, sobretudo se virmos que Portugal está mais interessado em dizer que faz do que em fazer, mais vocacionado para dizer o que os timorenses devem comer do que em lhes dar comida, mais dirigido a mandar burocratas do que médicos, entre muitos outros exemplos.

Ao falar em português (um pouco à semelhança do que mais ou menos faz Xanana Gusmão), Ramos Horta dá a ilusão de que a língua é uma ferramenta importante. Será?

Não, não é. Portugal deve-o saber. Xanana e Horta sabem-no de certeza. Se quisessem que a língua portuguesa tivesse algum valor (nem que fosse para pedir pastéis de Belém e vinho do Porto), Timor-Leste já deveria ter todas as escolas primárias com o ensino do português.

Recordo, a propósito, uma frase que creio ser de Avelino Coelho, do Partido Socialista Timorense: "Invistam em Timor 500 televisores, 500 professores, um para cada suco e em um ou dois anos todo o país falaria português".

De facto, sendo a identidade timorense tétum, não sei se a língua portuguesa, falada por cinco ou seis por cento da população, e a religião serão suficientes para manter o país na esfera dos pastéis de Belém e do vinho do Porto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez concordo plenamente,...Horta e Xanana os donos da quinta,...dividem tudo,..influência, poder, petróleo e obviamente querem os australianos
a tomar conta da quinta. Reinado foi um lapso. Serviram-se do homem para deruubar Alkatiri e não avaliaram bem a ambição dele. Portugal, os pastéis, o vinho...etc....é um fait divers !!!