segunda-feira, fevereiro 18, 2008

E a Lusofonia a vê-la passar!

A Festa da Francofonia decorre este ano de 6 a 20 de Março com a realização em Portugal de perto de 30 eventos culturais (incluindo filmes, concertos e debates) e com o tema "diálogo intercultural".

"Contrariamente ao que anunciava a Time na sua edição europeia de Setembro passado: 'a cultura francesa não está morta'", sublinhou a directora do Instituto Franco-Português, Laure Bourdanot, na conferência de imprensa em que foi apresentada a programação para 2008 e a Festa da Francofonia.

A Festa é organizada pelas embaixadas de Andorra, da Bélgica, do Canadá, da França, do Luxemburgo, de Marrocos, da Roménia, do Senegal, da Suíça e da Tunísia e os eventos decorrem na sede do Instituto, em Lisboa.

O tema deste ano é "diálogo intercultural" (que é também o tema da União Europeia em 2008) e a Festa abre oficialmente a 8 de Março com um concerto da francesa Nathalie Joly, que vai cantar canções que foram interpretadas pela romena Maria Tanase e composições originais.

Neste projecto franco-romeno, a cantora, acompanhada por acordeão, vai apresentar-se num cenário de cabaret minimalista.

No dia 13, será representada a peça de teatro "Carta-Oceano", escrita a partir da vida e obra do escritor suíço Blaise Cendrars e encenada pela companhia portuguesa Teatro do Vestido.

Ainda na música, serão interpretadas canções de Jacques Brel, no dia 14, pelo belga Frances Séleck e no encerramento da festa realiza-se, a 19 de Março, um espectáculo-concerto com o grupo "Veni, Vidi, Vixi" em torno de poemas de Victor Hugo. Em palco estarão quatro músicos e uma bailarina.

Na área do cinema, a Festa da Francofonia vai apresentar vários filmes sobre a tolerância intercultural apresentados pelo Canadá, Luxemburgo, Suíça, Marrocos e Senegal.

A gastronomia vai acompanhar várias iniciativas integradas na festa, com a organização por exemplo de jantares temáticos a acompanhar a exibição de filmes.

Da programação do Instituto Franco-Português para 2008 consta também a 9ª Festa do Cinema Francês, que decorrerá em várias cidades portuguesas em Outubro.

Em Lisboa, a Festa do Cinema Francês, que habitualmente apresenta filmes em antestreia, realiza-se de 2 a 12 de Outubro.

Os 40 anos do Maio de 68 serão assinalados em Abril e Maio com colóquios e com um ciclo de cinema.

Em 2008, o Instituto Franco-Português vai continuar a parceria com o grupo Artistas Unidos iniciada o ano passado.

Em Julho, e no âmbito do Festival de Teatro de Almada, o grupo de Jorge Silva Melo vai apresentar no instituto três peças inéditas seleccionadas numa iniciativa intitulada "Isto não é um concurso".

Os textos escolhidos foram "Numa Certa Noite", de Luís Mestre (estreia a 4), "Choupal", de Ana Mendes (estreia a 9) e "A Última História de Werther", de Inês Leitão (a 15).

Fonte: Lusa

Sem comentários: