quarta-feira, fevereiro 06, 2008

… e o Chade continua a arder!

O primeiro-ministro do Chade, Delwa Kassiré Coumakoye, acusou hoje a Líbia de ter "apoiado" e "armado" os rebeldes chadianos vindos do Sudão, que atacaram a capital no fim-de-semana. Será possível? Alguém (ainda) se lembra que o presidente Idriss Débi tomou o poder, em Novembro de 1990, através de uma investida militar a partir do… Sudão?

"Foi o dirigente líbio Muammar Kadhafi quem contribuiu para armar estas pessoas", referiu Coumakoye à Agência France Presse.

A União Africa nomeou Muammar Kadhafi e o seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, mediadores para a crise no Chade.

Creio que esta coisa de nomear mediadores líderes que têm interesses na região e, eventualmente, no conflito não resulta. Aliás, nesta África dividida à régua e esquadra pelos colonizadores europeus nada resulta. Para mel dos africanos e bem das economias de guerra do Ocidente.

Sassou Nguesso, foi presidente da UA em 2006. Fez alguma coisa pelo Chade? Não. Também o que poderia fazer contra o Presidente sudanês, Omar el-Bechir?

Assim sendo, a guerra continua até que seja estabelecida uma nova regra mundial, uma nova regra africana que esteja de acordo com os africanos.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Escrevi há dias que meter Kadhafi no assunto era, como normalmente, colocar mais gasolina no fogo. Infelizmente, e já começo a aborrecer-me, nestes casos, de ter razão, a razão estava na minha análise quanso previ que seria ele quem iria ser convidado para resolver a questão e, uma vez mais, aí está a gasolina antes e depois no fogareiro.
Enuanto isso a Comunidade internacional vai assobiando para o lado; até porque o Chade não está nos grandes roteiros turísticos. E mesmo que estivesse, basta olhar o Quénia...
Kandandu
Eugénio Almeida