terça-feira, fevereiro 12, 2008

Paihama diz que a UNITA esconde armas
- Sakala esconde na secretária 423 mísseis

“Kundi Paihama não tardará a descobrir mais uns tantos exércitos espalhados pelas terras onde a UNITA tem mais influência política”, escrevi eu aqui no Alto Hama, no dia 2 deste mês («MPLA mostra os primeiros sinais de como quer ganhar as eleições»). E não é que hoje, numa entrevista à LAC - Luanda Antena Comercial, o ministro da Defesa angolano, Kundi Paihama, levantou a suspeita de que a UNITA mantém armas escondidas e que alguns dos seus dirigentes têm o objectivo de voltar à guerra?

Nesse mesmo texto, acrescentei que “se for preciso o MPLA até sabe como armar uns tantos dos seus “paihamas” para criar a confusão mais útil”. Pois é.

Kundi Paihama, ao seu melhor estilo, esclareceu, contudo, que os antigos militares do MPLA, "se têm armas", não é para "fazer mal a ninguém" mas sim "para ir à caça". Ora aí está. Tudo bons rapazes, a começar pelo próprio ministro da Defesa.

Quanto aos antigos militares da UNITA, o governante disse que a conversa era outra e lembrou que mais cedo ou mais tarde vai ser preciso falar sobre este assunto, nomeadamente por altura da campanha eleitoral para as eleições legislativas previstas para Setembro próximo.

Então malta da UNITA? O que é que é isso? Têm para aí um arsenal de metralhadoras debaixo da cama para quê? Não é para caçar, com certeza. E julgavam vocês que o Kundi Paihama não descobria? Francamente.

Na entrevista à LAC, citada pelo site Angonotícias, Kundi Paihama disse textualmente: "Ainda hoje se está a descobrir esconderijos de armas". Disse e é verdade. Todos sabemos que o meu amigo Alcides Sakala, por exemplo, tem na sua secretária 925 Kalashnikov, para além de 423 mísseis Stinguer.

E o meu amigo Lukamba Gato? Da última vez que estive com ele trazia na mala aí uns 14 órgãos Staline (a mim pareceu-me serem mais uns katyushas), para além de me ter mostrado no porta bagagens do carro, oito tanques Merkava de fabrico israelita.

"Eu tenho muitos dados na qualidade de Ministro da Defesa (...) mas não posso revelar publicamente", indiciou o ministro da Defesa, que disse ainda acreditar que há dirigentes da UNITA interessados num regresso à guerra.

O ministro da Defesa não pode revelar o que sabe. No entanto, o Alto Hama está em condições de revelar o que Kundi Paihama sabe. Para além dos casos referidos (Sakala e Gato), Isaías Samakuva nunca sai à rua sem levar no bolso três tanques ucranianos, modelo T-84.

Adalberto da Costa Júnior esconde no seu fato de puro corte inglês pelo menos sete mísseis norte-americanos Avenger.

O melhor é ficar por aqui. É que Kundi Paihama também sabe que eu tenho um tanque alemão Leopard 2 na minha cozinha, disfarçado de máquina de lavar louça.


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro bloguista,

convém lembrar que em Moçambique ainda hoje, passados mais de 15 anos do cessar-fogo, se vão encontrando esconderijos de armas, principalmente em antigos bastiões da RENAMO.
E a guerra em Moçambique, creio eu, não atingiu a dimensão da guerra angolana (em termos de destruição e artefactos militares).
Daí que não ache nada descabida esta informação.
Ou melhor, coloco-lhe a questão nestes termos: para onde foi o armamento todo que a UNITA possuia?
Volto a repetir que não acho nada descabida esta afirmação do ministro.
Mas uma coisa é a existência de armas. Outra é o alegado interesse em voltar à guerra.
Quanto a esta segunda parte, penso que se tratará mais de propaganda anti-unita, com fins meramente eleitoralistas, d que um verdadeiro fundo de verdade.

Abraço

P.S. sou moçambicano e estanho a ausência de qualquer comentário ao carnaval tumulto que ocorreu em Maputo e arredores. Se a ausência de qualquer referência ao facto em orgãos de informação online angolanos (angolapress, jornaldeangola, angonoticias) era de certo modo previsível (mais vale não dar ideias ao povo do musseque), o mesmo não esperava de você.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

É possível que a « diabolização » da UNITA ainda seja uma atitude de poucos m(p)Listas, que receiam a derrota eleitoral em Setembro de 2008,... e próximas eleições. Os Angolanos já estão cansados do esfarrapado argumento, que « todos os males que afectam a vida do povo, tem haver com a UNITA ». Os Angolanos anseiam pela mudança e a UNITA vai corresponder aos desejos do povo expressos nas urnas.
Carlos Lopes.
http://angolasempre.blog.com

altohama disse...

Caro amigo moçambicano

Apenas para lhe dizer que o tumulto em Maputo não me passou ao lado. Se calhar, é verdade, mereceria mais atenção. De qualquer modo, no passado dia 5, sob o título "Protestos em Moçambique. Será só isso?", falei do assunto,

O Alto Hama espera continuar a ser digno da sua leitura.

Orlando Castro

Anónimo disse...

Amigo Orlando,

O costume, o costume

O MPLA vê fantasmas em todo o lado!
E, propaganda, é com eles.

Mas, desta vez, espero que haja eleições realmente em Angola.