quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Quénia lá vai de acordo em acordo
até que um dia destes volte a guerra

A notícia diz que o Presidente do Quénia, Mwai Kibaki, e o líder da oposição, Raila Odinga, assinaram hoje um acordo de governo de "coligação", no âmbito das negociações para pôr fim à grave crise pós-eleitoral no Quénia.

Os foguetes estão no ar. A comunidade internacional festeja. Importa, contudo, traduzir a notícia. Kibaki foi reeleito devido a uma fraude eleitoral e sabe bem disso. Odinga também sabe. Assim sendo, o acordo vai durar apenas o tempo suficiente para cada um rearmar as suas hostes.

A assinatura foi feita numa cerimónia pública em Nairobi, transmitida pela televisão nacional, à qual assistiram os mediadores internacionais Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, e Jakaya Kikwete, presidente da União Africana.

Na fotografia todos ficaram bem. Ficam sempre bem.


A crise política, a mais grave desde a independência (1963), teve origem nas eleições presidenciais de 27 Dezembro, quando depois de os observadores internacionais e a própria comissão eleitoral nacional terem apontado a ocorrência de irregularidades, Raila Odinga contestou a reeleição de Kibaki.

A vaga de violência que se seguiu, por todo o país, fez mais de 1.500 mortos e 300.000 deslocados.

As negociações para um acordo lideradas por Kofi Annan iniciaram-se a 29 de Janeiro.



Sem comentários: