sábado, março 22, 2008

MPLA e cubanos parecem apostados
em que a paz em Angola seja violada (II)

Nesta última semana tenho assistido entre o divertido e o pasmado, às comemorações sobre a batalha do Cuito Cuanavale. O MPLA/governo angolano, continua apostado na provocação para levar a UNITA/oposição angolana à violência. O que é idiota porque a UNITA/oposição angolana já percebeu e continua apostada na Paz.

Por Uabalumuka (Emanuel Lopes)

Mas mais idiota ainda porque a chamada batalha do Cuito Cuanavale se saldou por um rotundo fracasso, por muito que o MPLA/governo angolano digam o contrário. Senão vejamos. Os objectivos do avanço dos exércitos da coligação FAPLA, russos e cubanos eram desalojar a UNITA da mítica Jamba e empurrar os sul-africanos que encontrassem para a Namíbia ou mesmo para além da Namíbia. Algum desses objectivos foi alcançado? A UNITA foi derrotada e expulsa da Jamba? Os sul-africanos que a apoiavam foram empurrados para a Namíbia? A resposta é não, não e não.

E quais foram as consequências desta tão violenta batalha? Os cubanos retiraram de Angola, a África do Sul saiu da Namíbia e esta obteve a sua independência mas nas condições ditadas pelos sul-africanos (nenhum dos interesses económicos da África do Sul na Namíbia foram tocados, a Namíbia continuou dentro do sistema aduaneiro sul-africano, o porto de Walbis Bay continuou administrado pela África do Sul).

E quanto a Angola, quais foram os resultados da famosa batalha ? Primeiro o MPLA aceitou negociar com a UNITA, o que até aí tinha recusado, pelo meio ainda tentou de novo chegar á Jamba (operação que foi chamada "Último assalto" onde foi derrotado de novo), depois foi obrigado a admitir o pluripartidarismo e eleições, o que a UNITA pedia desde 1975.

Em resumo o MPLA/governo angolano não atingiu nenhum dos objectivos e pelo contrário teve de aceitar as condições impostas pelos adversários no terreno.

Então que comemora o MPLA ? Nada a não ser o que a sua propaganda inventa. Estas comemorações de uma derrota transformada por acção propagandística em vitória visam três objectivos:

1. Tentar reescrever e mascarar a História, operação a que o MPLA/governo angolano recorre frequentemente, como ultimamente se tem provado.

2. Provocar a UNITA/oposição angolana, porque antevê dificuldades nas eleições.

3. Dar uma mãozinha ao Presidente do ANC, o sr. Zuma, que necessita de se agarrar a este tipo de populismo, e do dinheiro do petróleo angolano, para conseguir chegar à Presidência da África do Sul e para evitar o julgamento por corrupção que enfrenta. E quando se fala de corruptos, quem melhor para ajudar do que o MPLA/governo angolano?

1 comentário:

Camilo disse...

Páscoa Feliz.