quinta-feira, março 13, 2008

No caos da República Centro-Africana
nem os Médicos Sem Fronteiras escapam

Uma mulher foi morta dentro de uma ambulância dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) quando um atirador não identificado disparou contra o veículo na província de Vakaga, no nordeste da República Centro-Africana (RCA) no passado dia 10.

Como resultado, os MSF suspenderam as actividades das clínicas móveis que percorriam os arredores das principais cidades da região. Foi a segunda pessoa a ser morta num ataque contra os MSF nos últimos nove meses na República Centro-Africana.

A ambulância transportava uma mulher e seu bebé, que havia recebido alta do centro de saúde dos MSF em Gordil. A mulher de 32 anos deixa seis filhos.

“Estamos chocados e indignados com o assassinato da mãe de nosso paciente", afirma Nicole Henze, chefe de missão dos MSF. "Esee ataque é inaceitável. A nossa ambulância era claramente o alvo, fazendo com que repensemos as nossas actividades nas áreas remotas e até a nossa presença no país. Todas as pessoas armadas são obrigadas a respeitar a ajuda humanitária. Isso inclui a equipa médica e, acima de tudo, os nossos pacientes".

A morte ocorre após uma série de ataques e ameaças contra organizações humanitárias e trabalhadores de saúde registadas durante os últimos meses. Em Junho, um trabalhador humanitário dos MSF, Elsa Serfass, foi morto por fogo rebelde no noroeste do país, fazendo com que os MSF reduzissem as suas operações.

Até esse ataque, em todo a RCA, os MSF providenciavam cuidados de saúdes básicos a populações em áreas remotas, além de transferência e acesso a cuidados de saúde secundários em casos mais graves. No entanto, os MSF acreditam que as condições necessárias para que suas equipas médicas ofereçam ajuda a essas populações isoladas não existem actualmente.

Grandes partes da população civil no norte da RCA estão sujeitas a bandidos de beira de estrada, abusos por actores armados e deslocamentos repetidos. Os vilarejos foram atacados, saqueados e queimados, forçando as pessoas a fugir para as florestas inóspitas e restringindo gravemente seu acesso a cuidados de saúde.

No noroeste da província de Vakaga, os MSF fornecem assistência a uma população de cerca de 35 mil pessoas através de clínicas móveis e fixas em Birao e Gordil. As equipes dos MSF trabalham em outros sete locais em Ouham-Pendé, Ouham e Nana-Grébizi, no noroeste do país.

Nas suas estruturas de saúde, os MSF realizam cirurgias, oferecem tratamento primário e secundário e tratam pacientes com todo o tipo de enfermidades, como é o caso da Sida. Os MSF trabalham na República Centro-Africana desde 1997.

Sem comentários: