domingo, março 16, 2008

«O prazer de um homem inteligente
é armar-se em idiota diante de um
idiota que se arma em inteligente»

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, conseguiu nestes poucos meses de liderança pôr o partido a mexer. Dá uma opinião e logo aparece quem esteja contra. Consta, aliás, que o líder do PS terá dado instruções para nenhum socialista comentar, criticar ou contestar as medidas, projectos ou ideias apresentadas pelo PSD. Sócrates terá explicado que não era preciso perder tempo com isso porque disso se encarregam os “barões” PSD, certamente de forma mais eficiente que qualquer socialista.

No dia 9 de Julho de 2004, o presidente da Câmara de Gaia defendeu a criação de um Ministério para a Lusofonia, independente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e a "naturalização de todos aqueles que queiram ser portugueses".

"Espero que o próximo primeiro-ministro tenha a atitude de criar um Ministério para a Lusofonia. Qualquer cidadão que viva em Portugal e fale português é português, pelo que devemos assumir a grandeza da lusofonia", afirmou Menezes, que falava à margem da cerimónia de inauguração de um novo complexo habitacional, em Serzedo, ao qual foi dado o nome do futebolista Eusébio da Silva Ferreira, que esteve presente na iniciativa.

Em Agosto do ano passado perguntei, por escrito, se Luís Filipe Menezes manteria esta promessa caso fosse eleito líder do PSD e primeiro-ministro. A resposta foi lapidar: “É óbvio que sim».

Agora só lhe falta derrotar o PS nas próximas eleições, pois líder do PSD já é. Até lá fica a esperança e a promessa que, aliás, não voltou a entrar na agenda política dos sociais democratas.

É claro que, digo eu, se Menezes viesse agora falar do tal Ministério da Lusofonia, lá teria os seus opositores internos (os tais que falam, falam, mas não os têm no sítio para ir a votos disputar a liderança) a dizer cobras e lagartos de quem, no mínimo, tem toda a legitimidade democrática para ocupar o lugar que ocupa, goste-se ou não.

Luís Filipe Menezes é um homem inteligente. Por isso creio que lhe dá especial prazer armar-se em idiota diante dos idiotas do PSD que se armam em inteligentes.

Sem comentários: