terça-feira, março 11, 2008

Polícia revela no Jornal de Angola
descoberta de 11 paióis da UNITA

A Polícia Nacional angolana revelou ao Jornal de Angoa que encontrou 11 paióis de armamentos com munições, metralhadoras anti-aéreas e obuses de morteiros, em várias localidades dos municípios de Mavinga e Rivungo, província do Kuando Kubango, sul de Angola, foi hoje divulgado.

Os paióis foram descobertos pela polícia provincial do Kuando Kubango quando esta levava a cabo a uma operação de busca nas localidades de Betânia, Mira Sete, Tchiengue, Kavimbi, Kutuilo e Licua.

Segundo disse o porta-voz da polícia no Kuando Kubango, superintendente Mário Mendes, todos os paióis estão localizados em áreas que se encontravam sob controlo da UNITA, maior partido da oposição, durante o conflito armado.

Mário Mendes não o diz claramente mas deixa implícita a ideia de que eram armas das FALA (UNITA). E eram com certeza.

Mário Mendes esqueceu-se ainda de dizer se a Polícia tropeçou nos paióis e, por isso, os descobriu ou se, pelo contrário, chegou até eles por indicação dos responsáveis da UNITA.

Também Kundi Paihama, entre outras coisas ministro da Defesa, tem sido célere em afirmar que a UNITA esconde armas (
Paihama diz que a UNITA esconde armas- Sakala esconde na secretária 423 mísseis), nunca se preocupando – nem a isso sendo obrigado pelo rei do império angolano, em dizer que a UNITA apresentou informação detalhada sobre a existência dos paióis que tinha na altura dos acordos de paz.

É claro que é chegada a altura (campanha eleitoral) de usar todos os trunfos, mesmo que pouco democráticos, mesmo que baseados em estratégias perigosas. Mas nisso o MPLA é mestre dos mestres.

Tal como mandam os manuais, o MPLA começa a subir o dramatismo para, paralelamente às enxurradas de propaganda, prevenir os angolanos de que ou ganha ou será o fim do mundo.

Além disso, nos areópagos internacionais vai deixando a mensagem de que ainda existem por todo o país bandos armados que precisam de ser neutralizados.

Aliás, como também dizem os manuais marxistas, se for preciso o MPLA até sabe como armar uns tantos dos seus “paihamas” para criar a confusão mais útil.

E, como também todos sabemos, em caso de dúvida a UNITA será culpada até prova em contrário (MPLA mostra os primeiros sinais de como quer ganhar as eleições).

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhores,deixo para refletirem. Angola teve longos anos de uma guerra de guerrilha,onde quem pegava em armas e quem desatava a fugir eram angolanos. Como pode
alguem ficar surpreso com o aparecimento de paióis!
O senhor kundi paihama quer sempre dar os show que lhe fizeram célebre. Com as lenga lengas que fiseram 1992 um ano quente.
Mais ele que não se esqueça que nos
ja provamos da paz,e é bom de mais ter sempre do nosso lado ela (paz).
Quem esta a confiar com a gente para brigas vai se dar mal. Outros paióis vão aparecer porque algumas pessoas morreram e levaram consigo esses segredos,qual surpresa! senhor kundi CALATE.