sexta-feira, março 14, 2008

UNITA desconhece existência de paióis?
(Só o Adalberto para dar tiros nos pés)

Lá vou ter os meus amigos da UNITA a dizer que estou a prestar um bom serviço ao MPLA. Porquê? Porque ao dizer – pela voz do seu secretário para a Comunicação e Marketing, Adalberto da Costa Júnior, que desconhece a existência de paióis de armas no país, está a despejar um carregador nos próprios pés.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz do maior partido da oposição angolana reagia à alegada descoberta há dias pela Polícia Nacional na província do Kuando-Kubango de 11 paióis de armas nas áreas que durante o conflito armado estiveram sob controlo da UNITA (ver Polícia revela no Jornal de Angola descoberta de 11 paióis da UNITA).

"A UNITA não tem conhecimento nem formal nem informal sobre a existência em qualquer canto do território nacional de paióis de armas", salientou Adalberto Júnior. Então a UNITA, quando assinou os acordos de paz logo a seguir à morte de Jonas Savimbi, não apresentou os locais onde as FALA tinham os seus soldados e as suas armas?

"Temos a certeza de que ao longo deste país existirão paióis de armas fruto de muitos anos de guerra e da presença de vários exércitos, nomeadamente das forças de guerrilha do Congresso Nacional Africano (ANC), da SWAPO (Namíbia), de tropas cubanas, sul-africanas e do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), braço armado da FNLA, e ficaram aqui muitas armas", lembrou Costa Júnior.

Então há armas de todos, menos da UNITA? Quem acredita?

O secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA alertou que, no caminho que se está a seguir em Angola rumo às eleições que se aproximam, há necessidade de se manter a "serenidade" perante os problemas.

É verdade. E se, a par da serenidade, a UNITA conseguir juntar alguma competência dos seus mais altos quadros, não era nada mau.

Sem comentários: