terça-feira, abril 01, 2008

E quanto à dita língua portuguesa
Portugal continua a vê-los passar

Se a Língua Portuguesa "falhar" em Timor-Leste "será por falta de recursos e acontecerá o mesmo noutros países", afirmou o titular da pasta da Cooperação de Portugal à Agência Lusa, certamente avaliando o facto de cem oficiais superiores da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) terem ido especializar-se na Indonésia… por não falarem português.

"Temos um desafio pela frente, um desafio que tem que ser resolvido no próximo par de meses, que é encontrarmos os recursos necessários para estarmos à altura das nossas responsabilidades", declarou, em Díli, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português.

João Gomes Cravinho afirmou que Portugal "tem que saber encontrar os meios" para apoiar o ensino do Português.

Ou seja, nesta altura do campeonato, Portugal ainda está a pensar em encontrar meios para apoiar o ensino do Português. Não seria altura de arranjar mais uma comissão (obviamente dirigida por uns quantos socialistas) para estudar o assunto?

O secretário de Estado, cujo último encontro em Timor-Leste foi com o ministro da Educação, João Câncio, anunciou um reforço de 30 professores portugueses no país, passando de 120 para 150 formadores.

Que pena não irem a tempo de ensinar os cem oficiais superiores da Polícia.

Sem comentários: