sexta-feira, abril 18, 2008

José Gama defende (Club-K) talvez a verdade
valorizando o acessório e não o... essencial

José Gama tenta, num artigo publicado no Club-K, desmontar um texto que foi manchete no Notícias Lusófonas sobre um documento dos Serviços Internos de Informação de Angola, SINFO, e que aqui no Alto Hama também mereceu destaque (Notícia não desmentida sobre plano do SINFO para decapitar a Oposição».

Não sei se assumindo o papel de aprendiz de feiticeiro, técnico de contra-espionagem ou de dirigente de um qualquer órgão deontológico dos jornalistas, José Gama preocupou-se com o acessório, dando-lhe uma vitalidade dogmática, mas esquecendo o essencial, este sim relevante.

Embora possa ter alguma razão formal quanto aos termos usados no documento, bem como à sua apresentação gráfica, José Gama esquece (penso que involuntariamente) que todas essas portas de fuga podem ser, e creio que o foram, milimetricamente estudadas pelos autores (SINFO) do documento.

Todos os cenários, até mesmo o de que o documento poderia ser divulgado publicamente, foram, como são sempre, estudados ao pormenor. Os especialistas deste como de qualquer outro SINFO, não brincam em serviço e planeiam todos os cenários possíveis, tendo para todos eles uma saída alternativa.

E foi uma dessas saídas que, como era esperado, o José Gama descobriu e que, ao ser divulgada, afasta os leitores do essencial do problema (a decapitação de elementos da Oposição ao regime totalitário do MPLA/Eduardo dos Santos), ofuscando-os com questões formais que, embora verdadeiras, são pontos de fuga para os autores.

A perspicácia do José Gama não significa, penso, uma passagem para a outra margem, numa louvável tentativa de alertar os leitores para que não comam gato por lebre. O mal está, e não é pouco, no facto de esse alerta permitir aos vendedores dos gatos folgar as costas e aparecerem um dia destes a vender cão por lebre.

Assim, o importante é evitar que esses vendedores exerçam essa delituosa actividade já que, como todos sabemos, tentarão sempre vender cão, gato, mabeco etc. por kandimba.

2 comentários:

Anónimo disse...

AI ESTÁ,UMA RESPOSTA CLARA E INTELLIGENTE,DADA A DEFESA QUE JOSÉ GAMA,PRETENDE DAR AOS FAMIGERADOS PLANOS DO MPLA.JOSÉ GAMA DE CERTEZA,QUE SE DEIXOU DOMESTICAR,COM ALGUNS APOIOS PROMETIDOS,PELA ELITE DA CIDADE ALTA E NÂO SÓ.É PRECISO TER-SE CORAGEM PARA SE CHAMAR AS COISAS,PELO SEU PRÓPRIO E VERDADEIRO NOME,SEM A FANTASIA HABITUAL DE POR VEZES SE CHAMAR Á UMA PEDRA DE FLOR.AS ELEICÔES ESTÂO SE APROXIMANDO,E É BEM NATURAL QUE ALGUNS QUE POR HERONIA DA SORTE,SE JULGAM TEREM PERDIDO,CRITICANDO E ESCREVENDO VERDADES CONTRA UM SISTEMA,CADUCO E SEM CREDIBILIDADE,VENHAM AGORA JOGANDO OUTRAS,CARTADAS.POUCOS SÂO OS ANGOLANOS,QUE DUVIDAM DESTE PLANO MACABRO E DA AUTÊNCIDADE,DESTE DOCUMENTO DIVULGADO POR VÁRIOS ORGÂOS DE INFORMACÂO E ATÉ AGORA AINDA NÂO DESMENTIDO,POR NENHUM MEMBRO,DO GOVERNO ANGOLANO.QUEM CONHECE,BEM OS NOSSOS BÓFIAS,A SUA DIRECCÂO E TODA A CAMBADA,CONHECE NATURALMENTE A LINGUAGEM ,UTILIZADA PELOS MESMOS. NÂO TARDARÁ,QUE UM DIA ESTE SENHOR ,VENHA NOS DIZER QUE EM ANGOLA VIVE-SE A DEMOCRACIA E QUE NÂO EXISTE,QUALQUER VIOLACÂO DOS DIREITOS HUMANOS EM ANGOLA.TUDO É DE SE ESPERAR...

Anónimo disse...

“Todos os cenários, até mesmo o de que o documento poderia ser divulgado publicamente, foram, como são sempre, estudados ao pormenor. Os especialistas deste como de qualquer outro SINFO, não brincam em serviço e planeiam todos os cenários possíveis, tendo para todos eles uma saída alternativa.”

Orlando, você é o máximo. É o mínimo que consigo dizer depois de ler o seu texto e principalmente a pérola citada acima. Então o MPLA, “aquela cambada de incompetentes” que você tanto se esforça em denunciar, de repente passou a ter uma plêiade de génios/cérebros, mas só lhes dá para o mal.
Haja teoria de conspiração!

Não sou político, nem por isso gosto de tal raça, mas temos que convir que, apesar dos pesares, dos roubos, da corrupção, do proteccionismo filhista, e por aí vai, tenho para mim que o partido no poder em Angola vai limpar as próximas eleições e com resultados provavelmente melhores dos que os das que a Unita não deixou terminar.
Infelizmente não há em Angola oposição credível, ou capaz de fazer melhor do que a clique até agora no poder, porque não deve haver coisa pior, pricipalmente para um país tão minguado de democracia, do que uma maioria absoluta e vamos estar aqui os dois para a ver acontecer.

Outra coisa: cada vez colhe menos o método de desqualificar, basicamente como faz, os adversários para os derrotar, pelo que está a cair em desuso.

Tenho algumas dúvidas que este meu comentário seja aprovado para publicação, mas isso já são outras estratégias.

Mário